Colunas
Mais poderosa que qualquer remédio
Nas duas últimas semanas, por coincidência, tive a oportunidade de realizar programas de muito bom nível na TV Zoom, programa Muito Mais Saúde, com a participação de colegas médicos, ambos bastante ligados a suas denominações religiosas e exercendo suas especialidades médicas com um foco na fé, como elemento capaz de atuar de modo expressivo para auxiliar na cura das doenças. O Dr. Cesar Vasconcellos de Souza e o Dr. José Henrique R. de Carvalho, cada um com experiências bem diversas, baseadas nas suas crenças e vivências pessoais. Trabalhos médicos levados a efeito em países possuidores de grandes institutos de pesquisas e universidades de renome mundial foram utilizados por ambos os colegas médicos para dar respaldo a suas palestras. A necessidade dos seres humanos de proteção contra os sofrimentos e angústias próprios da vida terrena, seus sofrimentos físicos e principalmente emocionais, poderíamos dizer espirituais, não encontra resposta e consolo apenas nas atividades do dia a dia de cada um. Se voltarmos no tempo, centenas ou milhares de anos no passado, vamos encontrar nas civilizações que se desenvolveram nos mais remotos cantos deste planeta, e estas informações são resultado de intensas pesquisas feitas por arqueólogos de vários países, as quais mostraram que todas aquelas populações tinham suas religiões e seus deuses, nos quais buscavam consolo e segurança. Com o progresso das ciências bioquímicas, foram sendo desenvolvidos medicamentos cada vez mais poderosos para o tratamento das mais dolorosas doenças mentais. Com frequência cada vez maior, tomamos conhecimento de amigos, conhecidos, parentes, colegas de trabalho sofrendo de depressão, doença do pânico, Alzheimer e tantas outras enfermidades que causam enormes sofrimentos nas pessoas doentes e em suas famílias. Podemos citar também os dependentes do álcool e de tantas outras drogas que infernizam suas vidas. Uma das pesquisas mais surpreendentes me foi mostrada pelo Dr. Cesar, realizada em uma famosa universidade norte-americana, que deixa evidente que no caso do alcoolismo, por exemplo, o índice de cura é maior entre pessoas ligadas a alguma igreja. Diga-se a uma fé. A Bíblia já afirma que a fé remove montanhas. Os colegas foram unânimes quando afirmaram, de acordo com suas experiências pessoais, que os remédios mais potentes podem ajudar a superar crises existenciais mas nenhum deles traz a paz e a tranquilidade verdadeiras que uma experiência religiosa de encontro com Deus oferece, pois esta é para sempre.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário