Colunas
Insônia, você sofre dela?
Quando o dia vai terminando e a noite começa a se anunciar, começa um verdadeiro sofrimento para milhões de pessoas no mundo. Já é um fato mais que conhecido, que mais de um terço dos humanos sofrem de algum tipo de dificuldade para dormir, enquanto outros dizem que dormem feito uma pedra. Segundo especialistas esta dificuldade para ter uma boa noite de sono não é coisa nova. Escritos antigos, descobertos por pesquisadores e até mesmo encontrados em documentos de algumas centenas de anos passados já diziam a respeito deste problema e das soluções que se encontravam para resolver o problema. O mais comum era o uso de bebidas com álcool, o vinho o mais fácil de se achar. Mas para muitos, e somente os mais ricos, se podia recorrer a outras soluções como usar algum tipo de entorpecente. Caros e difíceis de encontrar.
Ao longo dos anos, mesmo com todo o progresso das ciências que estudam o cérebro, a questão de dormir bem ou mal, continua sendo uma pedra no caminho de milhões mundo afora. Uma coisa é mais que certa, uma noite bem dormida torna o dia seguinte muito mais produtivo em todos os sentidos, físico e mental enquanto uma noite mal dormida azeda o dia. Quando se vê alguém cochilando durante o dia, batendo cabeça como se diz, é quase certo que ela dormiu muito mal. Estatísticas mostram que metade das pessoas sofrem de alguma alteração do sono, leve ou grave.
Dormir mal já é meio caminho andado para se sofrer de alguma doença grave, como pressão alta, diabetes, depressão e finalmente morrer antes da hora, geralmente de ataque cardíaco. O mau dormir é um inimigo da economia, dizem especialistas. Grandes empresas por exemplo, só permitem que seus diretores tomem decisões muito importantes para o futuro da firma, se garantirem que dormiram bem na véspera. Dormir mal ao longo da vida tem causado prejuízos de todo tipo. Perda de bons empregos, doenças, aposentadorias prematuras, separação de casais, falências de empresas por doença dos dirigentes e todo tipo de problema.
Neurologistas dizem que esta questão de dormir mal, deve causar enormes prejuízos financeiros para todos, além do sofrimento físico e mental dos que sofrem da famosa insônia. As causas podem ser desde as mais simples, como uma bexiga irritável, que obriga a pessoa a levantar toda hora, tanto mulheres quanto homens, como morar de frente para rua barulhenta ou ter vizinhança com muitos cachorros latindo na madrugada. Tratamentos existem.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário