Colunas
Idoso e atividade física
A maioria das pessoas que estão com mais de sessenta anos de idade fazem parte de uma geração que não foi educada para a importância da atividade física como elemento de melhoria da saúde. Ao contrário dos jovens de hoje, que desde a infância são criados dentro deste conceito. Ao se tornarem adultos, já trazem bem solidificada a ideia de que exercícios físicos e saúde do corpo e da mente caminham sempre lado a lado. Uma parcela importante de médicos que se dedicam ao cuidado de idosos, geriatras e neurologista, por exemplo, buscam atualmente manter seus pacientes bem cuidados e com a utilização do menor número possível de medicamentos, visto que praticamente todos estes produtos químicos, além dos benefícios que proporcionam aos pacientes, também apresentam uma série de efeitos colaterais nocivos. Para os idosos que são ainda bastante lúcidos, técnicas de meditação associadas a atividades físicas leves e em ambiente apropriado e com um fundo musical que estimule o relaxamento de corpo e mente funcionam muito bem. Para os menos conscientes, a atividade corporal individualizada e com a presença do profissional adequado também ajudam muito. Mesmo atividades físicas leves são um grande auxílio para o coração e o sistema respiratório, beneficiam muito a circulação sanguínea, inclusive. Alguns pacientes apresentam inclusive melhoras no sono, deixando de usar remédios para dormir ou diminuindo as doses. Um efeito excelente dos exercícios físicos também se reflete na produção de quantidade maior de endorfinas cerebrais, substâncias que aumentam a sensação de bem-estar físico e emocional, ajudando no combate à depressão, doença que atinge grande parte dos idosos. Em todas as situações, sejam idosos que ainda apresentam boa condição física e caminham sem ajuda, até aos cadeirantes, a atividade física orientada por pessoa qualificada, com formação profissional, sempre será bem vinda para o idoso, e além de tudo o contato humano, físico, entre o idoso e aquele profissional de saúde, gera uma enorme melhoria no emocional do idoso. Importante que as famílias entendam a importância deste trabalho com seus familiares, e busquem ajuda de profissional com formação especializada em trabalhar com idosos, pois o retorno com certeza será recompensador.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário