A hora da batalha esta chegando

segunda-feira, 28 de março de 2016

Além de todo o sofrimento causado pela ação de terroristas em vários países do mundo, temos que nos preparar para enfrentar um exército de vírus que estão chegando nas asas do mosquito Aedes aegypti. Se não bastasse esta invasão, ainda vamos ter que nos defender dos vírus da gripe H1N1, que com suas armas modificadas retorna mais violento do que nos anos anteriores.

Para se ter uma ideia, só até agora ele já causou o dobro de mortes entre os atingidos do que no ano passado, e nem chegamos ainda  ao momento da grande batalha, que geralmente ocorre no meio do inverno. Com muita urgência, o governo paulista está tentando antecipar o inicio da campanha de vacinação em algumas áreas do estado onde a gripe começou seu ataque antes da hora.         Mas, voltando ao mosquito Aedes aegypti, ele carrega consigo diferentes tipos de vírus, o da febre amarela, os quatro da dengue, o da chikungunya e finalmente o da zika, relacionado, segundo as pesquisas a microcefalia dos fetos na gravidez.

Todos os estudiosos indicam como a melhor e única solução a criação de uma vacina em curto prazo, para aplicação na grande massa populacional, porque o combate com uso do famoso fumacê e dos larvicidas não dá o resultado que se precisa. Os próximos meses serão difíceis para todos nós. Com a chegada do frio também virão os vírus da gripe influenza e do porco, H1N1, transmitidas pelas mãos, pelos espirros e pela tosse.

Estes vírus são muito espertos, nós é que não achamos. Eles obrigam a pessoa a espirrar e a tossir e desta forma nós jogamos milhares deles em cima de quem estiver mais perto, cada vez que tossimos ou espirramos. Como o tempo esfria, nós fechamos a casa e os escritórios e salas de aula e locais de trabalho, e desta forma facilitamos o trabalho deles, de passar de uma pessoa a outra. Vamos nos preparar para a batalha!

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.