Colunas
H1N1 chegou antes da hora
Muito antes do esperado, os primeiros casos de gripe causados pelo vírus H1N1 começam a aparecer. Por enquanto o estado mais atingido foi São Paulo. Acredita-se que por ser uma parte do país que recebe mais pessoas vindas de países onde o clima está bem frio, o vírus lá chegou primeiro. Uma outra causa pode ser o fato de que no ano passado houve menos procura pela vacinação, menos interesse da população em virtude de não terem ocorrido muitos casos fatais logo no início da temporada da gripe, o que não causou um clima de pânico na população.
Um fato que tem chamado a atenção dos infectologistas é que as pessoas mais atingidas estão na faixa etária dos 40 a 60 anos, enquanto nas gripes de anos passados os mais atingidos estavam no grupo dos mais idosos , entre 70 a 90 anos com graves complicações respiratórias. A população de maior risco, além dos idosos, inclui pessoas portadoras de doenças crônicas como o diabetes e aqueles que sofrem de doenças respiratórias como asma, doenças pulmonares causadas pelo cigarro e portadores de outras patologias respiratórias que vivem necessitando de uso de medicações diárias, contendo cortisona que diminuem as defesas do organismo.
Os sintomas desta gripe são muito parecidos com o de qualquer gripe, com a diferença de que ocorrem fortes dores no peito e maior falta de ar. O correto, quando possível, é evitar locais de muita aglomeração de pessoas, e evitar o contato com gente gripada. Se já estiver gripado, evite contato com outras pessoas para não contaminá-las , faça repouso e tome muito liquido.
O vírus se espalha pelo ar com muita facilidade. Uma pessoa gripada, ao tossir, joga vírus pelo menos a dois metros de distância pegando quem estiver em volta. As mãos também são um meio de transmissão muito forte. Logo que os postos de saúde iniciarem a campanha, procure se vacinar pois esta ainda é a melhor forma de se proteger e também a sua família. Sempre que possível mantenha o ambiente de casa bem ventilado para facilitar a dispersão do vírus.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário