Colunas
Ervas medicinais podem ajudar muito
A vida do ser humano é feita de diversas fases. No caso das mulheres, uma destas fases é a chamada menopausa. Entre nós, ocidentais, esta época da vida feminina é muito valorizada, e infelizmente possui uma carga bastante negativa. Muitas das leitoras com certeza não sabem, mas em diversas partes do mundo esta palavra, menopausa, é desconhecida, simplesmente não existe. Nossa cultura, contudo, coloca nela um peso tremendo, como se fosse o fim de tudo, quando na verdade é apenas mais uma fase. A forma como cada mulher irá superar os problemas que vão surgir dependerá muito de sua personalidade e de sua capacidade física. Algumas chegam aos cinquenta anos em bom estado de saúde, ou seja, dentro de boas condições orgânicas, com o peso do corpo equilibrado, com pressão arterial dentro de níveis normais, com seus exames de sangue regulados. Com certeza aquelas que chegarem na idade da menopausa completamente desequilibradas, com seu organismo totalmente fora dos padrões mínimos para uma vida sadia, vão passar por maus momentos. O mundo moderno coloca valores muito elevados em certas qualidades pessoais, como competitividade e agressividade, para vencer na vida, e também valoriza menos as terapias baseadas na natureza em comparação com os produtos químicos da indústria farmacêutica. Muitas mulheres me perguntam a respeito da possibilidade de passarem pela menopausa com a ajuda de terapias naturais que envolvem mudanças de hábitos e melhorias na condição física. Com certeza estas mudanças vão ajudar em muito a travessia desta época da vida. O uso de medicamentos produzidos com base em ervas pode auxiliar bastante a superar os desconfortos que com toda certeza o fim das menstruações e a drástica diminuição dos hormônios femininos causa no corpo e na mente da mulher. O tratamento da menopausa com remédios extraídos das plantas tem ajudado muitas mulheres em diferentes países a enfrentar com sucesso as ondas de calor, típicas desta fase da vida, a melhorar os distúrbios do sono e do humor entre tantas outras coisas. Uma das grandes vantagens das terapias com ervas e plantas é que ela pode ser oferecida a quase todas as mulheres. As contraindicações para este tipo de tratamento são muito poucas, ao contrário do tratamento com hormônios produzidos pela indústria farmacêutica, que podem causar tromboses, pioram as varizes, alteram a pressão arterial, e outras contraindicações. De qualquer forma é bom vocês saberem que existem estas opções de tratamento dos problemas da menopausa, com a utilização de produtos extraídos das ervas e plantas medicinais, com ótimos resultados para muitas e resultados fracos para outras. Procure orientação com seu ginecologista e veja o que melhor se adapta ao seu perfil biofísico.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário