Eles sentem sede, mas não sabem pedir água

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Duas temporadas difíceis para os idosos, verão e inverno. Neste ano as temperaturas estão bastante elevadas na maior parte das regiões do país. Aqui em nossa cidade, que em tempos passados já foi comparada com a Suíça, devido ao seu inverno rigoroso, nossa gente tem passado momentos difíceis. Com exceção de alguns dias em que alguma frente fria vinda lá dos longes nos dá algum refresco, a maioria da população tem sofrido bastante com o calor.
Fica difícil trabalhar ao sol, de noite o sono fica prejudicado pela caloria dentro das casas, principalmente aquelas de teto com telhas de brasilit, sem laje e sem forro, mais comuns entre a população carente. Estas pessoas lançam mão de todos os recursos disponíveis, dentro das suas posses, para sobreviver.
Mas quase sempre dormem muito mal e logo pela manhã já precisam sair para ganhar o seu pão de cada dia. Como muitos deles dizem, dormem em pé, e vivem sempre à beira do esgotamento físico. No caso dos idosos destas famílias, sua situação é extremamente perigosa.
Permanecem boa parte do dia sozinhos em casa, sofrendo com o calor dentro e fora da residência. Muitos vestindo roupas quentes, que elevam ainda mais sua temperatura corporal fazendo com que estejam sempre muito perto da desidratação.
Apenas para avivar a memória das leitoras, a desidratação é uma situação em que o corpo humano perde mais líquidos do que recebe. Ou seja, a pessoa ingere muito pouca água para satisfazer as necessidades do organismo e devido ao calor do ambiente vai perdendo esta mesma água através da urina, do suor da pele, da respiração.
No caso destes idosos as coisas se complicam ainda mais. Devido à idade avançada, muitos deles nem se dão conta de que precisam beber água e nem sabem pedir a alguém que esteja próximo.
Desta forma, caminham sempre à beira do abismo. A desidratação em qualquer indivíduo é uma situação muito grave. No caso dos idosos se torna uma verdadeira ameaça de morte. Se formos aos hospitais nesta temporada de calor e perguntarmos aos médicos que lá atendem a respeito de causas de internação de idosos, com certeza vamos receber como resposta que uma das principais é a desidratação. Assim sendo, minha gente, olhem com carinho esta questão. Encontrem sempre um jeito de oferecer ao seu idoso bastante líquido. Se eles não aceitam bem a água pura, façam sucos, mesmo estes de pacotinho, baratos e fáceis de achar, dão sabor e tornam mais atraente a bebida, facilitando hidratar seu familiar. É preciso lembrar que grande parte dos idosos sente sede mas não sabe dizer que sente e nem sabe pedir água.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.