Colunas
Doenças do intestino e qualidade de vida
segunda-feira, 07 de julho de 2014
É muito comum assistirmos na TV anúncios de produtos vendidos em farmácias para tratar de doenças dos intestinos. Uma das mais comuns é a chamada prisão de ventre. Doença que atinge muito mais as mulheres que os homens. As razões desta diferença, que prejudica mais o sexo feminino, são atribuídas a varias causas. Falam em problemas emocionais, diferenças hormonais e muitas outras coisas. Uma das imagens mais usadas nas propagandas destes medicamentos é a da mulher segurando a barriga com as mãos e fazendo uma cara de quem está sentindo dor ou mal-estar. Um fato que ninguém pode negar, que pode afetar igualmente os dois sexos, é que existe uma base psicológica que regula o funcionamento dos intestinos. Assim sendo, a maioria das pessoas, estando fora de sua casa, tem certa dificuldade para fazer suas necessidades fisiológicas nos primeiros dias. Alguns outros problemas podem também atingir os intestinos de muita gente, principalmente do sexo feminino. Dores abdominais, barriga inchada, excesso de gases, além de situações que mudam de intestino preso para diarreia em questão de dias. Algumas vezes existem mulheres que ficam com a barriga tão inchada que nem conseguem vestir suas roupas normais, tendo que apelar para outras bem mais largas. Já ouvi de muitas pacientes relatos de terem ficado mais de dez dias sem evacuar e, por causa disto, faltaram ao serviço alguns destes dias, por absoluta falta de condição física para trabalhar.
Hoje sabemos que em muitos destes casos o problema está ligado a alergias alimentares, principalmente à lactose, uma proteína presente no leite animal e até mesmo no leite materno. Esta proteína existe em todos os alimentos que levam leite em sua formulação, como biscoitos, doces, iogurtes, sorvetes e outros. Assim sendo, não basta apenas a pessoa evitar o leite puro, mas deve deixar de lado todos estes que contenham leite como as massas, queijos e requeijão, além de chocolates e bolos. Uma das doenças mais relatadas atualmente pelos médicos é o chamado intestino irritável, uma enfermidade grave que atinge duramente as pessoas, principalmente as mulheres, prejudicando demais sua qualidade de vida. Sem saber que existe tratamento e controle para isto, a maior parte delas sofre todos os dias com dor de barriga, inchaço e excesso de gases. Sem orientação médica, fazem tratamentos errados por conta própria, utilizando medicamentos totalmente errados, os quais em vez de melhorar, pioram a situação, causando ainda maiores danos aos intestinos. Se você é uma destas pessoas, que sofre de dores na barriga, vive cheia de gases, busque auxílio médico antes que as coisas fiquem piores e mais graves.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário