Colunas
Cuidados que a família do idoso deve ter
Um idoso que foi um grande especialista em medicina geriátrica, já dizia em sua época áurea que todos pagam um preço por viver muito tempo. Hoje, com todos os progressos da medicina e com a descoberta de novos medicamentos e tratamentos , as pessoas vivem muito mais do que seus pais e avós. Os diabéticos, hipertensos , cardíacos, e portadores de muitas outras doenças, conseguem viver por muitos anos, apesar de tudo, com o auxilio destes novos medicamentos.
Mas existem acontecimentos do dia a dia, dentro da própria moradia das pessoas idosas, principalmente, que podem destruir a saúde e até mesmo roubar a vida delas. O mais freqüente e comum deles é a queda da própria altura , quando o indivíduo tropeça ou escorrega e sofre um tombo dentro de sua casa, fato muito comum no banheiro ou nas escadas.
Com ossos já enfraquecidos pela idade, muitos sofrendo de osteoporose, esta queda que numa pessoa jovem nada causaria de mais grave além do susto, no idoso pode significar o início de uma verdadeira via crucis com fraturas importantes, internação hospitalar e imobilização no leito. Esse idoso pode ainda vir a sofrer infecções respiratórias ou de outro tipo correndo sérios riscos. Estatísticas do Ministério da Saúde mostram que cerca de 30 em cada 100 pessoas com mais de 60 anos de idade, sofrem alguma fratura ao cair em sua própria casa, ao menos uma vez por ano.
Portadores de alterações do equilíbrio, como a famosa labirintite, diminuição acentuada da visão e perda da força muscular pela falta de atividade física são algumas das causas destas quedas. A existência dentro da moradia, de obstáculos no trajeto do idoso, como degraus de um cômodo para o outro, tapetes grossos, mesinhas, vasos de plantas e outras coisas são facilitadores destes acidentes.
A grande maioria dos que sofrem uma fratura e suas conseqüências, passam a ter medo de andar e ficam restritos a suas casas, isolados do convívio social são atingidos por doenças depressivas, ficam enfraquecidos e tornam-se vítimas de doenças psíquicas e físicas. Modificar o ambiente da casa de modo a favorecer o deslocamento do idoso, fornecer andadores e manter o idoso sempre acompanhado e principalmente cuidar para que ele tenha assistência médica adequada são condições indispensáveis que a família deve providenciar.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário