Convivência com humanos pode ser causa de câncer em animais!

segunda-feira, 03 de outubro de 2016





A SAÚDE DA MULHER 04-10:

////////////////////////

 

A SAÚDE DA MULHER

Dr Noberto Louback Rocha

 

 Atualmente já se pode dizer com segurança que o câncer, em todos os seus diversos tipos, já se tornou a principal causa de morte entre os humanos. Supera com folga outras enfermidades que causam óbitos. Fica empatada de certa forma com as doenças vasculares, que causam infarto e acidentes cerebrais.

O diagnóstico de câncer, por si só, já causa uma tremenda comoção na vida da pessoa atingida, e por extensão em toda a sua família. Um acontecimento surpreendente, que de certo modo vai ajudar nas pesquisas e também no tratamento da terrível doença nos humanos, é o aparecimento do câncer entre cães e gatos, também como sua principal causa de morte.

Uma coincidência que nos faz refletir muito a respeito de nossos hábitos de vida. Não existem, creio, relatórios confiáveis de muitos anos passados a respeito da presença do câncer entre cães e gatos como principal causa de óbito entre aqueles animais, principalmente porque esta doença passou a despontar nos diagnósticos veterinários a partir do surgimento das mudanças introduzidas na alimentação dos animais.

Com certeza a íntima convivência deles conosco e com nossos problemas, pode estar por trás de tudo. Procuram-se pesquisar se estes animais, ditos de rua, que não participam do nosso dia a dia, sofrem com a mesma intensidade desta patologia.

 Segundo os veterinários, o aumento do tempo de vida destes animais, proporcionado pelos recursos da medicina moderna, tem relação com estes acontecimentos, por viverem mais tempo ficam expostos a mais doenças e envelhecendo perdem grande parte de sua imunidade natural.    Espantosamente, entre as fêmeas, o principal tipo de câncer é o de mama, situação muito parecida com a das mulheres. Uma informação interessante é que a chamada pílula do câncer, como foi batizada a substancia fosfoetanolamina, a qual, no tratamento da doença entre humanos foi decepcionante, tem apresentado resultados surpreendentes entre animais.

 Pesquisas com os cães e gatos, podem auxiliar em muito os tratamentos nas pessoas. Vamos aguardar.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.