Colunas
Como a flecha que sai do arco
Segundo dizem os representantes de laboratórios farmacêuticos, os ginecologistas são os clínicos das mulheres. Elas realmente pedem a nossa opinião a respeito de quase todos os seus problemas de saúde. Muitas vezes, nos solicitam orientação até mesmo a respeito da saúde dos maridos, se existe algum exame especial que eles devessem fazer e por aí afora.Um momento muito difícil para o casal, mas com certeza bem mais duro para a mulher, é quando os filhos se tornam adultos e seguem o caminho normal de todos os seres humanos, deixam a casa dos pais e formam o seu próprio lar. Este acontecimento quase sempre coincide com a chegada da menopausa e as mães enfrentam um duplo desafio: superar a ausência dos filhos e lutar contra os distúrbios da menopausa. Nós, ginecologistas, convivemos todos os dias com estes problemas das nossas pacientes e tivemos que aprender a ajudá-las a atravessar este caminho espinhoso. Um outro desafio que surge nesta mesma época é que o marido também sofre muitas alterações no seu organismo e em sua mente. Dificuldades com a sexualidade masculina são um dos problemas que mais os fazem sofrer. Problemas com a ereção, ejaculação precoce, diminuição do desejo, aposentadoria e falta de uma ocupação para preencher o tempo, além de muitas outras alterações que a idade traz , como a insônia. Uma dificuldade comum também para as mulheres. Na verdade, o envelhecer geralmente é um padrasto ruim para ambos os sexos. Diabetes e hipertensão, por exemplo, aparecem em muitas pessoas nesta fase da vida e um grande número de outras doenças, como depressão, artrites, osteoporose e muito mais. Um acontecimento jubiloso, como chuva em terra seca, que vem cair sobre a vida destes casais neste tempo difícil, é a chegada dos netos. Uma verdadeira bênção dos céus, que vai preencher todo o vazio que a saída dos filhos deixou e que vai iluminar todos os momentos do casal idoso, enchendo sua casa com as risadas dos pequeninos seres e suas brincadeiras divertidas. A vida dos seres humanos, desde os tempos mais remotos, sempre foi marcada por momentos de alegria e de tristeza. Ela se sucede em ondas,como o mar. A respeito dos filhos, vale lembrar um velho ditado árabe, que diz que eles são como as flechas que o arqueiro dispara de seu arco. Depois que elas são lançadas, só o vento sabe onde vão parar.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário