A boca pode ser causa de morte

terça-feira, 07 de julho de 2015

Uma parte do nosso corpo, importantíssima, e sem a qual ninguém consegue viver bem, é a boca. Muito mal cuidada por uma grande maioria. Na verdade muita gente só lembra que ela merece atenção quando as coisas vão mal. A odontologia e a medicina sabem, desde muitos anos, que um sem número de doenças que atingem outros órgãos do corpo humano começam pela boca, por dentes mal cuidados, onde são geradas infecções que afetam desde o coração até o corpo da mulher grávida. No coração podem ocorrer severas infecções como endocardite bacteriana, e na grávida partos prematuros e bebês que nascem com infecções muitas vezes fatais. Lembro de um colega médico de nossa cidade muito famoso por sua capacidade profissional, que precisou ser levado ao Incor de São Paulo, onde se descobriu a causa da doença que atingiu seu coração e quase o levou à morte: uma infecção dentária. Mas além das infecções menos graves a cavidade bucal pode ser atingida por uma outra doença, que pode ser mortal se não for diagnosticada bem cedo: o câncer bucal. Segundo informações do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a incidência para este ano será ao redor de onze mil casos em homens e quatro mil casos em mulheres. A possibilidade de cura vai depender do momento em que se descubra a doença. Se for numa fase inicial, assim como acontece com todos os tipos de câncer, a cura pode ser conseguida em até noventa por cento dos casos. Em fases tardias o prognóstico é sombrio e muito sofrido. O câncer pode surgir em diferentes partes da boca. Pessoas com hábitos de vida ruins, como grandes fumantes, que consomem mais de um maço por dia, e os grandes usuários de bebida alcoólica são as vítimas preferidas da doença. Quando as pessoas associam os dois, bebida e cigarro, aí o risco é tremendamente maior. A parte externa da boca, os lábios, também pode ser afetados pelo câncer, devido ao abuso do sol sem protetor solar. Além disto tudo, também existe a questão da higiene. Gente com má higiene bucal, que não limpa os dentes e a língua, não cuida dos dentes com idas frequentes ao dentista, está se arriscando. Dentes com partes cariadas podem causar ferimentos repetitivos nas gengivas e na língua, onde podem se originar lesões cancerosas que não sendo descobertas nas fases iniciais podem levar à morte. Quando não causam a morte podem provocar enormes estragos na boca, os quais vão necessitar de cirurgias mutiladoras que nem sempre podem ser reparadas, levando a pessoa a conviver com enormes dificuldades para se alimentar e falar. Consulte seu dentista.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.