Barulho, um inimigo do equilíbrio emocional! - 6 de dezembro 2011

sexta-feira, 06 de abril de 2012

Os médicos e cientistas, que se dedicam ao estudo do cérebro humano, são frequentemente procurados por pessoas ligadas aos meios de comunicação, em busca de novidades para seus programas de rádio, TV e jornais e revistas.

E sempre existem novas informações disponíveis para alimentar a curiosidade e o interesse de todos.

É comum recebermos, ainda pela manhã, mal levantamos da cama, informações a respeito da quantidade de raios que vão cair em determinadas regiões do mundo, e principalmente do nosso país.

O aumento da temperatura do planeta, que coloca em sério perigo a sobrevivência da humanidade, causado pelas atividades do próprio ser humano, com seus milhões de motores de automóveis, ônibus, caminhões e indústrias que produzem a queima de todo tipo de material, desde madeira, carvão, óleo diesel e por aí afora. Sem esquecermos das usinas nucleares, que geram temperaturas altíssimas e lançam na atmosfera seus vapores de água, por imensas chaminés, que também fazem subir ainda mais a temperatura do ambiente.

A poluição, também produzida por nós, é mais um assunto que sempre faz parte das notícias do dia a dia nos meios de comunicação.

São rios onde ainda jogamos todo tipo de sujeira, desde os esgotos domésticos e industriais, até móveis usados, pneus e uma infinidade de outras tralhas, dando demonstração de nossa irresponsabilidade.

Com bastante esperança, assistimos aqui em Nova Friburgo ao início de um programa de captação de esgotos para tratamento, já é uma boa notícia.

Assistimos também a médicos dermatologistas alertando sobre os perigos do câncer de pele, devido à exposição desprotegida aos raios do sol e estimulando o uso de protetores solares de alta potência.

Os casos de câncer de pele, como se sabe, estão aumentando muito principalmente nas regiões tropicais devido à destruição da camada de ozônio, um gás que retém os raios ultravioleta emitidos pelo sol. Este ozônio é dissolvido por outros gases que são gerados aqui na terra por substâncias produzidas pela atividade humana.

Mas, uma outra forma de poluição, também extremamente perigosa, produzida por nós humanos, precisa ser urgentemente combatida, e com muito rigor.

É o barulho.

São veículos de todos os tipos que circulam impunemente por nossas ruas, gerando um ruído ensurdecedor, que agride a todos. Não há quem não sofra com o infernal barulho das motocicletas, hoje a principal fonte desta poluição sonora. Com os seus escapamentos propositalmente alterados para gerar barulho, espalham o mal por onde passam, durante o dia e nas madrugadas. A cidade conta hoje com cerca de treze mil motocicletas circulando pelas ruas. Felizmente, a maioria utiliza corretamente seus abafadores de ruído e escapamentos.

Automóveis com sistemas de alto falantes, que geram um tremendo barulho, também fazem parte desta verdadeira gangue do mal, um grupo pequeno, mas que insiste em desrespeitar sua cidade e seus moradores. É absolutamente inacreditável que alguém ainda se atreva a defender estes inimigos da saúde mental de toda uma população.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.