Colunas
Até que idade a mulher pode ter filhos
Atualmente recebo no meu consultório jovens mulheres, na faixa dos 30 anos, que durante a consulta se mostram bastante interessadas em saber até que idade elas poderiam esperar para engravidar, e fica claro, pelo modo delas falarem, que no fundo de suas mentes existe uma grande preocupação com o tempo que elas ainda podem dedicar para a maternidade.
Comentam que ouvem muita gente, até mesmo médicos, falarem nos programas de radio e TV, que depois dos 35 anos será muito difícil. As coisas mudam muito na vida de todos nós. Na década de 1960 os médicos consideravam que a melhor idade para engravidar era entre os 20 e 25 anos.
Com o passar do tempo, as coisas foram mudando em todos os aspectos. Por exemplo, mulheres que engravidavam, pela primeira vez, depois dos 30 anos, eram classificadas no pré natal das maternidades como primigestas idosas.
Hoje, muitos médicos obstetras até dão risadas ao lembrar que vivenciaram este tempo, já que nos dias atuais convivem com um grande numero de pacientes nos seus consultórios, engravidando pela primeira vez bem depois dos 30 anos.
Os médicos que se dedicam a trabalhar com fertlização em casais com dificuldades para ter filhos, afirmam que, pela sua experiência, percebem que após os 35 anos aumentam as dificuldades para se conseguir bons resultados em realizar a fecundação de óvulos.
Relatam que estes óvulos, com o passar dos anos vão perdendo sua vitalidade. Por outro lado, com as enormes mudanças sociais ocorridas nas ultimas décadas, a mudança da participação da mulher em todas as atividades humanas, tem sido grandiosa. Hoje, não existe uma só área de trabalho em que a mulher não esteja presente, e de modo muito atuante.
Hoje elas são estimuladas a colocar em primeiro lugar de suas vidas uma boa formação, em algum tipo de trabalho ou estudo, conseguir sua estabilidade financeira, para depois então pensar em ter filhos. Um exemplo das coisas, como mudam, é você rever fotos antigas da família.
As mulheres que na época daquelas fotografias tinham 30 ou 40 anos, parecem muito mais velhas que as de hoje, com a mesma idade. Compare uma mulher de sua família , hoje com 60 anos, com outra da mesma idade em fotos de 20 anos passados.
Não temos ainda estudos a respeito do fato de que o organismo humano manteria também em suas células um mecanismo capaz de acompanhar a mudança comportamental do ser humano.
A prática médica mostra que mulheres com boa saúde e hábitos de vida normais, conseguem ter uma gravidez sem maiores problemas e filhos saudáveis. Se possível ter os filhos antes dos 30 e tantos anos seria desejável.
Mas para aquelas que não puderam, vamos buscar aconselhamento especializado e seguir em frente, pois a moderna medicina oferece muitos recursos de ajuda para superar as dificuldades que possam aparecer no caminho.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário