Até quando? - 9 de novembro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Saúde, é definida nos dias de hoje não apenas como uma condição física, na qual o corpo apresenta uma boa situação de equilíbrio e funcionamento, semelhante a uma maquina. Parafusos e correias em bom estado, bem lubrificadas, sem ruídos estranhos.

Muito mais que isto portanto, é o conceito mundialmente aceito colocado pela Organização Mundial de Saúde(OMS), no qual para haver verdadeiramente saúde, é necessário um conjunto de fatores entre os quais se incluem habitação, trabalho,segurança,lazer, alimentação,educação, serviços de atenção à saúde, e um meio ambiente favorável onde a população possa viver e criar seus filhos.A própria saúde mental depende destas condições.

Talvez o componente mais importante de todos, seja o meio ambiente, onde esta comunidade viva, com seu ar livre de poluição, suas águas, suas matas e vegetação, seus pássaros e animais naturais daquela região.

É difícil compreender de que forma uma população consiga ser integralmente saudável se o seu meio ambiente está seriamente prejudicado.

Mal comparando,seria alguma coisa como encontrar pulmões saudáveis num grande fumante ou estômago sem doenças num consumidor diário de bebida alcoólica..

É evidente, contudo, que nenhuma das condições necessárias para que se preencham os requisitos do conceito de saúde pode ser descartada, pois que assim sendo teríamos meia saúde ou um terço da mesma, o que não teria nenhum sentido.

Em relação a este tema, devemos ser sempre exigentes e lutarmos a cada dia para que o ideal de saúde seja alcançado e mantido

O quesito educação ressalta entre os outros, como a chave mágica que permitirá a abertura das portas da ignorância para sempre, permitindo a participação de todos, sem exceções, na construção do mundo que permitirá uma vida com real saúde.

Nossa querida cidade,as terras do morro queimado, a única do Brasil criada por um decreto do Rei, que recebeu a generosa contribuição de imigrantes suíços , japoneses,libaneses, húngaros, alemães, portugueses, espanhóis, italianos e tantos outros povos, que me perdoem aqueles que tenha esquecido, sofre com muitas questões que impedem que alcancemos índices melhores de saúde.

Uma delas que nos atinge diariamente e que se reflete numa má qualidade de vida, através da poluição do ar, do barulho, da forma como atinge o emocional das pessoas, interferindo no seu dia a dia , dificultando o seu direito de ir e vir, deixou bem claro isto.

Foi quando neste sábado próximo passado, um acidente com uma carreta, que lamentavelmente vitimou seu infortunado condutor, deixou mais uma vez a cidade e sua gente extremamente prejudicada.

Visitantes que vieram nos brindar com suas presenças também foram afetados, todos enfim, pagamos um preço alto por sermos uma cidade atravessada por uma estrada de grande movimento.

Até quando?

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.