Alegria, saúde e paz!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Certa vez, ouvi em algum lugar, não lembro onde, alguém comentar que se o Cazuza, o ótimo cantor e compositor, tivesse contraído aids nos dias atuais, ele ainda estaria aqui conosco, com suas músicas maravilhosas, e continuaria por longos anos. A existência humana sempre dependeu do progresso das ciências. Doenças que antes causavam a morte de milhões de pessoas foram sendo controladas por vacinas e antibióticos e fomos vivendo cada vez mais. Somos cerca de sete bilhões de pessoas habitando este planeta. O número de idosos é cada vez maior, devido a melhores condições de vida e principalmente ao uso de medicamentos mais eficientes. Diabéticos, hipertensos, cardíacos e portadores de outras doenças levam hoje vida normal e controlada. Transplantes de órgãos antes considerados impossíveis são uma realidade. A fabricação de próteses de todos os tipos, para colocação em ossos, e dentro do sistema circulatório, inclusive dentro dos corações, os famosos estentes, pequenas molas que abrem artérias entupidas e deixam correr o sangue vital, tornou possível e boa a vida de milhares e milhares de pessoas mundo afora. Os dispositivos eletrônicos que formam as redes sociais permitem que se saiba de tudo que acontece em qualquer parte do mundo, momentos depois que o fato ocorre. Fazem do planeta uma verdadeira aldeia global e permitem que todos se comuniquem, mesmo a distâncias enormes. Muitas coisas, contudo, ainda persistem. Todo este progresso gigantesco não eliminou o sofrimento humano. A depressão e as doenças emocionais crescem cada vez mais em todos os cantos do planeta, a solidão é uma realidade, mesmo no meio da multidão. As drogas modernas aliviam muito este tipo de sofrimento, mas não resolvem suas causas. Quem sabe precisamos nos aproximar mais da mãe natureza, tão agredida por nós mesmos. Precisamos olhar para dentro do nosso eu em busca de respostas que não estão nos bens materiais, mas muito além. A esperança bate forte dentro de cada um, de ter alegria, amor, saúde e paz. Quem sabe no próximo ano! 

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.