AC e DC

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Não vamos abordar, como sugere o titulo acima, algum assunto relacionado aos tempos de antes e depois de Cristo, tão fundamentais na história da humanidade e que nos retiraram da barbárie, mostrando novas possibilidades de convivência e de fé. Mas vamos escrever algumas coisas sobre a vida dos sobreviventes do câncer. Antes e depois dele. A existência de qualquer um de nós, como numa roda da sorte, nome que se dá àquela roda que a pessoa faz girar num programa de TV, que pode lhe trazer ou não um prêmio, pode também nos proporcionar sorte ou azar. Tem gente que passou por esta existência, e ainda está nela, e que tem colhido bons frutos, momentos maravilhosos, tudo de bom como se costuma dizer. Mas muitos não tiveram a mesma sorte. Nem todos com certeza, que foram dados como curados da doença se saíram emocionalmente bem, mas carregam até hoje o peso do medo e da insegurança de que em algum dia de suas vidas ela possa reaparecer e vivem muito mal. Mas um número impressionante de vítimas de algum dos muitos tipos de câncer se tornou outra pessoa. Para melhor, como elas mesmas dizem. Os sofrimentos por que passaram deram a elas uma nova visão da finitude desta vida terrena e de como a maioria vive pessimamente, principalmente no sentido emocional e afetivo. Dizem elas, que passaram a valorizar cada minuto da existência como se fosse muito especial e buscaram se aproximar dos amigos e familiares, como nunca fizeram antes. Um grande número destas pessoas diz também que foi em busca da fé, que haviam perdido ao longo da estrada e agora conseguiram recuperar, com muito mais maturidade. Na verdade, pelo que dizem estas pessoas, ninguém continua sendo o mesmo, antes e depois do câncer. Saem todos muito modificados. As reuniões de família, por exemplo, passaram a ser curtidas de uma forma como nunca foram e um simples café da manhã com pão e manteiga nunca se mostrou tão gostoso. A forma de aproveitar a natureza e tudo que faz parte dela também muda muito, e para melhor. Mas, como foi dito no início da coluna, cada qual tem o seu AC e DC.  

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.