Na noite da última sexta-feira, 14, o escritor Zuenir Ventura lançou seu livro “Sagrada Família” na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a presença de muitos amigos e leitores de sua obra. A organização do evento foi do Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), encerrando um ano de grandes ações culturais e produtividade na cidade.
“É um choque emocional estar aqui hoje. Quando eu cheguei, a primeira pessoa que veio falar comigo foi uma aluna que, na época, tinha dez anos de idade. Então, imagine como estou me sentindo. A cada reencontro desses é um choque. É um teste de resistência cardíaca”, brincou Zuenir, emocionado ao rever tantos amigos.
Foi entregue ao escritor o Troféu Galdino do Valle Filho, representando todos aqueles que trabalham com jovens. “O Zuenir é um defensor dos jovens”, destacou Jaburu, fundador do Gama. Além de outras homenagens, Zuenir também recebeu o título de “Pleno cidadão dessas terras friburguenses”.
“Nova Friburgo me deu régua e compasso. Cheguei aqui com 11 anos e foi aqui que tive meu primeiro trabalho, como pintor, junto com meu pai”, contou Zuenir, lembrando que o pano de fundo do seu livro “Sagrada Família” tem muito a ver com Nova Friburgo.
“Sagrada Família” é um livro de ficção. A epígrafe do livro é do poeta Manoel de Barros, que diz: “Só dez por cento é mentira. O resto é invenção”. A história se passa numa cidade imaginária chamada Florida e livremente inspirada em Nova Friburgo, segundo Zuenir, que faz questão de lembrar que há algumas histórias de sua infância. A narrativa se passa nos anos 40 e vários leitores já se identificaram com personagens e casos de interior que se adequam a diferentes cidades.
“É muito curioso isso. Florida é fictícia, alguns personagens são inspirados em pessoas reais, mas as histórias são todas inventadas. Só que a quantidade de leitores que se identificam com os personagens e as histórias, jurando serem verdadeiras, é impressionante”, comentou bem-humorado Zuenir.
Mestre Zu, como é conhecido, recebeu durante toda a noite várias homenagens, além de rever amigos que lotaram a sede da CDL, graças à iniciativa do Gama.
Deixe o seu comentário