Bruno Pedretti
Desde ontem, 1º, os motoristas que estacionam seus veículos nas ruas transversais às praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas, no Centro, têm que pagar pelo uso das vagas, que passaram a integrar a Zona de Estacionamento Rotativo (Zero), administrada pela Autarquia Municipal de Trânsito (Autran).
No início da manhã de ontem, os agentes de trânsito da Autran já estavam orientando os motoristas sobre a cobrança pelo estacionamento nas ruas transversais às duas praças do centro da cidade. Muitos motoristas foram pegos de surpresa e estacionaram sem afixar os tickets na frente dos para-brisas nas ruas onde a cobrança foi ampliada.
A princípio as ruas que estão sendo fiscalizadas pelos agentes de trânsito são: Dante Laginestra, Ernesto Brasílio, Galeano das Neves, Marques Braga, Monsenhor Miranda, Farinha Filho, Monsenhor José Antônio Teixeira e Monte Líbano. Algumas dessas ruas ainda não possuem placas indicativas da cobrança. Por conta disso, os condutores estão apenas sendo comunicados sobre a cobrança. As placas que ainda faltam já estão sendo providenciadas pelo superintendente da Autran, coronel Celso Luiz Pimentel Novaes.
Ele anunciou que em breve o projeto também será ampliado para as ruas transversais à Avenida Alberto Braune. A intenção da Autran é criar uma maior rotatividade nas vagas da cidade, para turistas e friburguenses que vêm encontrando dificuldade em estacionar seus veículos. Com a cobrança, a ideia é estimular os motoristas a não permanecerem por muito tempo no mesmo local, permitindo que uma mesma vaga seja utilizada por vários veículos durante o dia.
A cobrança pelo estacionamento é feita de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. Domingos e feriados não há cobrança. Nos dias úteis, os espaços destinados à carga e descarga poderão ser utilizados como estacionamento rotativo da Zero, das 11h às 18h.
A Autran informou que ao todo são 38 postos de venda dos tickets. Os valores permanecem os mesmos: R$ 0,50 por 30 minutos, R$ 1 por cada hora. É possível encontrar os tickets em bancas de jornal, padarias e diversas lojas identificadas por banners do sistema público de estacionamento rotativo e que devem ser colocados nos painéis dos veículos. O descumprimento da regra poderá acarretar em ocorrência policial, multa e até mesmo reboque do automóvel.
Deixe o seu comentário