O Centro de Cultura Afro-Brasileiro Ysun-Okê de Nova Friburgo, através de sua presidente Ilma Santos, está lançando um alerta à comunidade. Apesar de já estarem sendo realizadas em todo país as conferências municipais, regionais e estaduais em preparação à III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o Ysun-Okê ainda não fez a conferência devido à falta de informações oficiais. Toda a documentação tramita de forma governamental.
De acordo com Ilma, os governos estaduais fornecem todo o material necessário aos municípios para que se mobilizem com a sociedade civil organizada para a realização das conferências. No entanto, até o momento o Ysun-Okê não foi contatado pelo Executivo municipal para a realização da conferência, embora já tenha procurado a secretaria competente, que no passado realizou a I Conferência Municipal/Regional de Promoção pela Igualdade Racial de Nova Friburgo, abrangendo os 16 municípios da Região Serrana.
A presidente do Ysun-Okê espera que, caso não haja interesse do Executivo municipal em realizar a conferência, que o Legislativo se pronuncie, haja vista a existência na Câmara da Comissão de Promoção da Igualdade Racial.
A Conferência Municipal/Regional de Promoção da Igualdade Racial tem como finalidade reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade friburguense e da região com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no município e região; avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial; e discutir os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implantação e implementação de um sistema governamental (PIR), com vistas ao Plano Municipal/Regional de Promoção da Igualdade Racial.
Ilma agradece desde já os diversos e-mails recebidos de apoio e solicitação de informações sobre a referida conferência e complementa: "Nós somos sabedores do pequeno espaço de tempo que temos, mas ainda não desistimos”.
Deixe o seu comentário