Youtuber da Bahia, de 73 anos, visita A VOZ DA SERRA

Osvaldo Soares de Souza, do canal VN Notícias, queria conhecer as belezas de Nova Friburgo e o teleférico
segunda-feira, 25 de março de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)

Com uma maleta personalizada, onde leva o material para fazer as gravações: o telefone, tripé, fone de ouvido e o microfone com a logo do seu canal, o youtuber baiano Osvaldo Soares de Souza, de 73 anos, veio a Nova Friburgo e fez questão de conhecer A VOZ DA SERRA na última sexta-feira, 22. Segundo o entusiasta da rede social, o desejo de visitar Nova Friburgo surgiu das histórias ouvidas sobre as belezas naturais da cidade e, como normalmente faz em suas viagens, ao chegar decidiu fazer contato com um veículo de comunicação para uma parceria de divulgação e optou pelo jornal pelos seus 74 anos de tradição.

“Sobre Nova Friburgo soube que era uma cidade turística, com muito verde e belas paisagens e soube que aqui tem um teleférico, que estabeleci como objetivo visitar e fazer um vídeo lá em cima, do mirante. Vim para conhecer e levar um pouco da história do município para os meus seguidores e contar a minha ao jornal”, afirma Osvaldo, que se despede da cidade nesta terça-feira, 26.

O seu canal, chamado “VN Notícias”, está no ar desde 2015. Segundo as estatísticas do próprio Youtube, o canal de notícias já tem mais de 175 visualizações. Até a publicação desta reportagem, Osvaldo tinha 1.355 inscritos e 1.476 vídeos publicados, sendo 14 deles só sobre Nova Friburgo. Ele inclusive registrou sua subida no teleférico e conseguiu a tão desejada gravação lá do alto, tendo a cidade como plano de fundo.

Osvaldo, que se intitula repórter e não necessariamente youtuber, aborda notícias gerais e também sobre esporte e entretenimento em seus vídeos. A estrutura é bem simples, ele mesmo escolhe os assuntos, grava e envia direto para o Youtube, sem a necessidade de edição. Além do canal, ele ainda possui uma parceria com um programa de TV na cidade de Simões Filho, na Bahia: o “Simões Filho no Ar”, que aproveita o material criado pelo youtuber em suas viagens, além de discutir assuntos locais com ele. Com isso, em suas gravações Osvaldo sempre faz a chamada para o programa e inclui o bordão “É com você dragão marinho”, uma deixa usada para chamar o apresentador.

Mais de 40 anos pedalando pela América Latina

Nascido em Jequié-BA, Osvaldo sempre foi aventureiro. Em 1966 ele pegou sua bicicleta, uma Monark, e deixou para trás a profissão de padeiro para percorrer o mundo em duas rodas. Foram mais de 40 anos de viagens, tendo percorrido 23 estados brasileiros e dez países da América Latina: Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Guiana, Venezuela e Colômbia.

Em suas andanças, ele ainda inovou ao deixar de lado a bicicleta original e construir uma outra, de madeira, que pintou com as cores da bandeira do Brasil.

“Eu era ciclista aventureiro, percorri vários países, conheci boa parte do Brasil e conheci muitas pessoas no caminho. Minhas viagens começaram no dia 28 de março de 1966. Depois construí uma bicicleta artesanal, que era a atração pelos locais por onde passava, as pessoas sempre vinham tirar foto e tinham interesse em saber mais das minhas histórias”, conta o youtuber.

Foi aos 69 anos, que Osvaldo, que sempre quis gravar as histórias de suas andanças e escrever uma autobiografia e livros sobre suas aventuras, se identificou com as redes sociais. Além do Youtube, ele ainda possui contas no Facebook e no Instagram, usa o WhatsApp para enviar seus vídeos e se diz realizado com a nova profissão: “ Eu achei que daria certo ser repórter. Fiz e deu certo, foi natural”, conclui.

 

  • Osvaldo procurou A VOZ DA SERRA para uma parceria a fim de divulgar a visita

    Osvaldo procurou A VOZ DA SERRA para uma parceria a fim de divulgar a visita

  • Seu Osvaldo, acompanhado da equipe do jornal, entrevistou turistas na Praça do Suspiro

    Seu Osvaldo, acompanhado da equipe do jornal, entrevistou turistas na Praça do Suspiro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Bahia | youtuber
Publicidade