Yoga Day leva centenas aos jardins do Country neste 1º sábado do inverno

Jornada dedicada à milenar prática oriental vai até as 18h, incluindo diversas atividades gratuitas ao longo do dia
segunda-feira, 25 de junho de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Um evento que incentiva a prática de atividades física e, especialmente, do acolhimento e da harmonia. A segunda edição do Yoga Day nos jardins do Nova Friburgo Country Clube que acontece neste sábado, 23, reúne centenas de pessoas ao longo de todo o dia. A programação começou com uma  meditação coletiva, às 8h, em torno do lago dos jardins do Country Clube, e segue até as 18h, com várias atividades gratuitas.

"Os mantras, o barulho da água, o vento, o sol ajudaram muito na concentração"

Denisar Ismério, na sua 1ª aula

Realizado pelo Samsara Estúdio, em parceria com o jornal A VOZ DA SERRA e apoio do Nova Friburgo Country Clube, anfitrião do encontro, o dia inteiramente dedicado a essa prática milenar  foi organizado pela primeira vez no ano passado, em comemoração ao ao Dia Mundial do Yoga, celebrado na última quinta-feira, 21. E para esta edição contou com importante contribuição do mercado Tutti Frutti, que ofereceu muitas delícias para o café da manhã dos participantes.

Depois da meditação, às 9h, teve Hatha Yoga e Yoga Nidra. Às 11h, ocorreu a Dança Circular. Às 14h, acontece o Acroyoga e o Yoga para Crianças. Às 15h, Yoga restaurativo e música ao vivo. Às 16h30, Yoga dos Chakras. Às 17h30, Satsang e mantras. A partir das 13h, alguns terapeutas se ofereceram a fazer reike nos participantes que se interessarem.

A programação inclui ainda música ao vivo a partir das 15h com a Maha Banda, que faz sua estreia. A banda é formada por amigos que se uniram pelo yoga e pela música para compartilhar músicas que trazem alegria e tranquilidade. O repertório conta com mantras, kiirtans e composições de George Harrison, o Beatle que foi um dos responsáveis por divulgar a música indiana para o mundo. A banda é formada por Larissa Goretkin, piano, voz e flauta; Gauri Shankara, voz, ukelele e percussões; Leandro, cello, voz e percussões; e Ian Lima, percussões e áudio.

“O yoga é uma atividade muito completa, que cuida da saúde do corpo e também trabalha a saúde mental, por todo o equilíbrio buscado em sua prática. É muito caloroso, no sentido de todo mundo  ser bem recebido. Acredito que esse seja o objetivo central do Yoga Day convidar as pessoas, acolhê-las, estarmos juntos em harmonia”, destacou o instrutor Igor Fonseca (foto, no centro), do Samsara Estúdio.

Igor também falou um pouco sobre a organização do evento ao ar livre: “É tudo pensado nos mínimos detalhes para a pessoa, ao chegar, já se sentir querida, amparada, seja ela praticante ou iniciante. E essa combinação de técnica e natureza é percebida só de pessoa estar deitada no chão, relaxando durante um tempo, de forma consciente. É um grande diferencial. Quem hoje em dia para assim? Geralmente só para dormir. É algo tão simples e ao mesmo tempo tão novo”, disse ele.

Com entrada livre, a organização do evento optou pela doação voluntária pelos participantes de leite, detergente, luvas de procedimentos, leite, pó de café, biscoitos tipo maisena e fraldas geriátricas tamanho XG. Os donativos serão destinados ao Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje).

O dia de sol e céu azul do primeiro sábado de inverno colabora para os participantes tenham uma experiência diferenciada, como disse a psicóloga Helena Ventura: “Comecei no yoga há cinco anos. Estava em um momento de mudança na minha vida e resolvi buscar algo que me proporcionasse uma atividade física alinhada com a saúde mental. Me encantei e atualmente estou concluindo a formação para instrutora. E hoje essa prática nesse lugar lindo, podendo olhar para o alto e ver esse céu azul, estar em contato com a natureza, deixa tudo ainda mais revigorante”.

Em sua primeira aula, o auxiliar administrativo Denisar Ismério expressou a sua vontade de continuar praticando a atividade: “Superou as minhas expectativas. Tenho amigos que fazem, mas até então não tive de tempo de experimentar e esse evento no sábado me permitiu isso. Os mantras, o barulho da água, o vento, o sol ajudaram muito na concentração e na decisão de investir nessa jornada de autoconhecimento corporal e relaxamento da mente”, afirmou.

O evento conta ainda com a participação do Mundo Verde, oferecendo chás especiais; exposição e venda dos produtos da Feira de Sociobiodiversidade; e a distribuição de sementes, 250 mudas de frutíferas nativas da Mata Atlântica e ipês de diferentes cores (foto), por meio do programa Socioambiental Replantando Vida, da Companhia de Água e esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), localizado na Colônia Penal Agrícola de Magé.

“O programa emprega presidiários nas atividades de produção de mudas e reflorestamento de nascentes e matas ciliares”, explica o engenheiro florestal da Cedae e coordenador ambiental do Replantando Vida, Alan Henrique Abreu (foto).

No ano passado, o Yoga Day reuniu centenas de praticantes no Country, entre veteranos, iniciantes e curiosos.  Pelo segundo ano consecutivo, o clube participa do evento internacional abrindo seu espaço a sócios e não-sócios. “O objetivo é proporcionar uma parada no sábado para quem já pratica e, principalmente, fazer um chamamento ao não praticante para conhecer, experimentar e, quem sabe, até mudar seu estilo de vida. Yoga é um conceito, uma filosofia  que trabalha corpo e mente. Não é religião, portanto, não tem barreiras”, diz Roosevelt Concy, presidente do Nova Friburgo Country Clube.


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: evento
Publicidade