Em busca de novos rumos e um lugar de maior destaque no cenário do futebol americano estadual, o Nova Friburgo Yetis apresenta algumas novidades para a temporada de 2015. No ano em que tentará alçar voos ainda maiores, a equipe friburguense investe em equipamentos e parcerias para voltar a brilhar pelos campos do Rio de Janeiro. O time campeão da liga fluminense em 2013 e terceiro colocado em 2014 na categoria sem equipamentos passa a ser o primeiro time do interior do estado a ingressar na prática do esporte com todos os utensílios de segurança necessários.
“Como quase todo esporte, o equipamento acaba sendo muito caro e têm que ser comprados em locais especializados. Além disso, temos o desafio de ‘tirar os vícios’ criados pela prática sem equipamento por oito anos”, avalia o treinador da equipe, Bernardo Scofano.
Além da mudança de categoria, outra novidade para o Nova Friburgo Yetis é a mudança de casa. Através de uma pareceria com a Marinha do Brasil, os homens de gelo deixaram o campo do Santa Luzia, no Cônego, e passaram a treinar no Sanatório Naval, no Paissandu. “Essa mudança foi excelente para a nossa equipe. As instalações são incríveis, assim como o tratamento que temos recebido de todos os oficiais. É uma parceria que veio para somar no desempenho dos atletas e espero que seja duradoura”, destaca Scofano.
Além de elogiar a nova estrutura para treinamentos, “Flash” — como é conhecido o treinador entre os jogadores — revela as expectativas para os jogos e torneios que o Yetis poderá disputar este ano: “Sobre os jogos, a gente está estudando ainda os melhores cenários para o time. Os únicos times equipados no Rio estão entre os melhores do Brasil e disputam o Torneio Touchdown. Estamos considerando a opção de disputar a Liga de Acesso do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, mas dependemos muito de patrocínios e apoios, já que demanda um custo alto.”
Training camp
Para não ser apenas coadjuvante nos novos desafios, o Nova Friburgo Yetis trabalha forte no primeiro semestre. Recentemente, a equipe realizou seu Training Camp. O evento foi realizado em um sítio na localidade de Macaé de Cima, entre os dia 1º e 3 de maio, e contou com a presença de diversos atletas e toda a comissão técnica. Durante o fim de semana, os jogadores realizaram atividades de todos os tipos. Além dos treinos físicos, táticos e técnicos, os homens de gelo assistiram a palestras e documentários, estudaram o livro de jogadas da equipe e desenvolveram outras atividades de integração e socialização.
O presidente do Nova Friburgo Yetis, Luiz Thiago de Campos, comentou a importância do treinamentos pré-temporada, e destaca que eles já fazem parte do calendário da equipe. “O evento já é uma tradição, e busca criar uma sensação de unidade na equipe, estreitando os laços entre os jogadores. Muitas vezes não existe tempo o suficiente para eles se conhecerem melhor. Além disso, o período é fundamental para treinos e reuniões”.
Nova parceria
Além das novidades dentro de campo, o Nova Friburgo Yetis fechou uma nova parceria para investir na imagem da equipe. A empresa Sky Pixel Imagens Aéreas, que é formada por engenheiros, fotógrafos e profissionais do campo da aeronáutica, realiza filmagens com drones, capturando imagens de alta resolução. A empresa se junta à Faol, Colégio Modelo, Marinha do Brasil e Secretaria de Esportes de Nova Friburgo como apoiadores da equipe de futebol americano friburguense.
Deixe o seu comentário