A VOZ DAS RÁDIOS — Nova Friburgo AM: 70 anos de história

Programação da emissora é voltada aos assuntos locais e às cidades que compõem a região
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Vinicius Gastin e Daniele Asth (Fotos: Divulgação)
Vinicius Gastin e Daniele Asth (Fotos: Divulgação)

O advento de novas tecnologias, à exemplo das redes sociais e aplicativos que permitem baixar e ouvir músicas a qualquer momento, tornou o desafio da sobrevivência ainda maior. Há quem apostasse no fim, mas o rádio prova a cada dia que a sua importância é capaz de resistir a qualquer modernidade. Para tanto as necessidades de reinvenção e adaptações são constantes. Contudo, um dos meios de comunicação mais tradicionais e antigos do planeta surpreende e se mostra preparado.

No município, a Rádio Nova Friburgo AM carrega o peso de mais de 70 anos de história. Mesmo com o surgimento de outras fontes de notícia, a magia de ouvir a informação permanece latente, e faz parte do dia a dia de milhares de friburguenses. Ciente das transformações, a emissora passou por um processo relativamente recente de modernização de equipamentos e estrutura, e desta forma procurou acompanhar a evolução para aliar tradição e modernidade. Atualmente é possível acompanhar os programas por aplicativo, via celular, e pela internet, através do site da emissora, por onde também é possível assistir a transmissão diretamente dos estúdios.

A emissora conta com uma equipe de 14 funcionários e uma estagiária, entre departamento de jornalismo, operação técnica, secretaria e outras repartições. Além disso, apresenta em sua programação locutores tradicionais da cidade, como Sérgio Ferraz, Pedro Osmar, Ernani Huguenin, Gilberto Cunha, Fernando Bonan e outros. A programação, sustentada pela informação, apresenta ainda programas de entretenimento, variedades e esporte, além de outros produtos segmentados. A credibilidade construída ao longo de sete décadas, completadas em junho do ano passado, é reforçada pela opção de entidades e políticos locais em manter, na emissora, os respectivos programas de prestação de contas.

A história da Nova Friburgo AM

A Nova Friburgo AM surgiu em 1946, ainda nos “anos dourados” do rádio brasileiro, como Rádio Cipó, representando uma verdadeira revolução na cidade. À época, ouvir rádio não era uma atitude individual, pelo fato de nem todos possuírem o aparelho – era necessário, inclusive, pagar uma licença. Por esse motivo, alto-falantes eram colocados em frente à rádio, e o povo, sentado nos bancos da praça, parava para ouvir a programação. Bares e restaurantes investiam nos aparelhos, e os tornavam um grande atrativo para clientes. Quem viveu à época costuma dizer que “Comércio sem rádio perdia a freguesia.”

O nome Rádio Cipó surgiu a partir de uma premissa do povo friburguense: era comum dizer que bastava estender um cipó para ter o sinal da rádio. A brincadeira teve consequência, como a criação do bordão: “Rádio Cipó, sempre amiga”. A rádio funcionava em um sobrado na Praça Getúlio Vargas e formou grandes nomes do rádio.

Além dos programas de auditório e das novelas, a emissora teve papel importante para difundir o futebol na cidade, transmitindo as partidas entre os quase 10 times de Nova Friburgo, entre as décadas de 40 e 70. Também através da Nova Friburgo AM, as trovas ganharam destaque no município. A emissora preserva todos esses valores locais, e mantém toda a programação voltada para os assuntos relacionados ao município e às cidades que compõem a região. Desta forma, a rádio Nova Friburgo AM – e o rádio de uma forma geral – não apenas sobrevive, como também ganha novos adeptos e fãs (de variadas idades) desse jeito único de noticiar e entreter.

“Manter uma emissora de rádio nos dias de hoje com tanta concorrência entre mídias é um desafio diário. Procuramos nos atualizar e explorar o que temos de mais importante: a credibilidade de quem completou setenta anos de história.

Enquanto as grandes emissoras enxugam custos formando grandes redes, nós investimos no conteúdo local e regional para mantermos uma opção ao ouvinte de conteúdo confiável.”

Leonardo Asth, diretor da Nova Friburgo AM

 

Foto da galeria
Leonardo Asth, diretor da Nova Friburgo AM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: rádio | Programa de rádio | Rádio Friburgo
Publicidade