Domingo é dia de descanso, certo? Porém, durante toda a manhã do último domingo, 12, um grupo de moradores do distrito de Amparo se uniu em um mutirão para a limpeza e capina da RJ-150, que liga Nova Friburgo a São José do Ribeirão, distrito de Bom Jardim. A ação teve como objetivo reduzir os riscos de acidentes, já que a maioria das placas da via estavam encobertas pela vegetação.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Amparo (Assamam), Guido Moraes, os voluntários roçaram os pontos mais críticos, como curvas, por exemplo, onde a visibilidade dos motoristas ficava comprometida pelo mato. “O mutirão é uma medida preventiva e comunitária que tem como intuito evitar possíveis acidentes automobilísticos, atropelamentos e, desta forma, preservar vidas”, disse ele.
Além de integrantes do movimento comunitário Coletivo Vozes do Tiradentes e representantes da Assamam, a ação contou com o apoio da secretaria de Serviços Públicos, da secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana e da Cruz Vermelha. Funcionários da Smomu e membros da Cruz Vermelha ajudaram no controle do trânsito no local, alertando aos motoristas sobre a presença de voluntários na pista.
Vale destacar também que, no último dia 10, a equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA esteve na estrada e encontrou diversos problemas na via. Além da falta de capina, a RJ-150 sofre com buracos e falta de sinalização em diversos trechos. Na ocasião, nossa equipe entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER - RJ), responsável pela estrada. Em nota, o órgão informou que “devido à crise financeira do Estado o serviço de conservação da RJ-150 está prejudicado. Por conta disso não há como delimitar quando o órgão irá atuar na estrada”.
Deixe o seu comentário