O lema "friburguense vota em friburguense” já vem sendo adotado há vários pleitos por uma parcela do eleitorado local como meio de garantir a vinda de recursos e projetos para o município. O conceito não é unânime e há quem avalie as propostas dos candidatos aos cargos públicos independentemente de sua cidade de origem. A duas semanas para as eleições, a reportagem de A VOZ DA SERRA fez uma enquete com eleitores de vários pontos do município para saber se pretendem votar em candidatos locais. Os entrevistados também falaram sobre suas expectativas quanto aos benefícios que os eleitos trarão para a cidade. Confira as opiniões:
"Pretendo votar em um candidato de Friburgo sim, mas não sei dizer se vai haver melhorias para a cidade. Estou sem expectativas. Nova Friburgo está caída, eu trabalho na rua e estou vendo.”
Irismar Teodosio, camelô, Orfanato/Chácara do Paraíso
"Eu ainda estou em dúvida sobre em quem votar. Eles dizem que vão ter melhorias para a nossa cidade, mas não sei se acredito. Um monte de candidato já prometeu outras vezes e continua a mesma coisa. Vamos esperar pra ver se quem ganhar vai resolver isso.”
Carlos Alberto, serviço público, Parque das Flores
"Não estou querendo votar em nenhum candidato de Friburgo. Acho que não vai haver nenhuma melhora na cidade com as eleições. A gente só ouve as mesmas promessas que eles sempre falam.”
Wallace da Silva, serviço público, Riograndina
"Eu votarei em um candidato de Friburgo. Estou esperançoso, pois como vou votar em um político da região, eu espero que ele traga melhorias para a cidade.”
Pedro Mendonça, contador, Centro
"Não vou votar em nenhum candidato friburguense. Acho que após a eleição Nova Friburgo vai continuar a mesma coisa, não tenho esperança.”
Ronan Campos, montador, Centro
"Meu voto vai para um candidato friburguense. Um candidato da cidade acaba beneficiando a região.”
Carlos Almon, autônomo, Cônego
"Não vou votar em um candidato de Nova Friburgo. Pode ser que essas eleições tragam melhoras, mas eu não acredito mais em políticos.”
Ricardo Eller, aposentado, Boa Esperança
"Eu não vou votar em um candidato friburguense. Eu já perdi as esperanças na política, acredito que essas eleições não trarão melhoras para a cidade.”
Alfeu Cardoso, aposentado, Centro
"Eu penso em votar em um candidato de Friburgo, mas ainda estou indecisa. Quero votar em alguém que vá ajudar as pessoas, estamos precisamos de muitas melhorias. Porém, não acredito muito que essas eleições trarão melhoras para Nova Friburgo.”
Elza Gonçalves, gari, Cônego
"Cheguei à cidade há pouco tempo e não conheço os candidatos daqui. Como realizo um trabalho com usuários de drogas, vou dar meu voto a candidatos que estejam envolvidos com essa causa. Creio que as coisas possam mudar a partir de 2015. Os candidatos que escolhi, apesar de não serem da cidade, atuam por aqui e podem trazer mais apoio para o município em relação à área de drogas, por exemplo, que é um problema crescente em Nova Friburgo. Precisamos acreditar na mudança e ter esperança que coisas boas podem acontecer.”
Alexandre Rodrigues Pereira, autônomo, Vale dos Pinheiros
"Pretendo votar em candidatos daqui de Friburgo, mas sinceramente não acredito que algo possa mudar realmente. Até outubro vou decidir se voto realmente ou se anulo.”
Darlan Quimas, analista de suporte, Centro
"Eu estou com vontade de votar em um candidato da cidade, mas não sei dizer se isso trará melhoras. A gente não sabe bem o que esperar, mas vou votar nesse candidato pois ele fez muito por Friburgo.”
Elizabeth Vieira, dona de casa, Boa Esperança
"Me mudei de Carmo para Friburgo recentemente e ainda estou começando a conhecer os candidatos daqui. Estou ouvindo opiniões alheias e pesquisando, mas ainda estou em cima do muro quanto a escolha de governo. Pelo o que escuto, ainda como turista, os friburguenses não estão muito satisfeitos com o poder público da cidade, mas como bons brasileiros nunca desistimos e sempre esperamos que algo de positivo possa acontecer.”
Luiz Castro, vendedor, Centro
"Ainda não decidi em quem votar e também não sei se vou dar preferência a candidatos da cidade, mas espero que os políticos eleitos possam fazer a diferença. Acredito na mudança.”
Giovanni Beraldini, servidor público, Olaria
"Não pretendo votar em nenhum político da região. Na verdade, só vou votar em candidato a presidência, os demais serão nulos. Não consigo mais acreditar em propostas políticas, pouca coisa pode mudar. Acho até que a população deveria se unir e simplesmente não ir às urnas no dia da eleição, como forma de mostrar nossa insatisfação com a situação do país de um modo geral. Esse sim seria um protesto capaz de gerar impacto e, quem sabe, mudança.”
Luizy Militão, atendente, Granja Mimosa
"Ainda não tenho nenhuma opinião formada ou tendência política. Tenho muitas dúvidas, mas com certeza não vou votar em branco ou nulo, afinal, a gente tem que esperar alguma mudança positiva, porém não acredito que ela seja radical. Talvez pelas tragédias que aconteceram a Região Serrana ganhe mais atenção, mas vejo que o problema de Friburgo está na política municipal. O recurso existe, foi enviado, o que nós não temos são políticos capazes de entregar projetos a tempo, realmente utilizar as verbas, fazer acontecer. O que falta é uma organização administrativa na nossa cidade. Acho que, por mais que governadores, deputados e senadores possam fazer algo, uma mudança significativa a gente só vai conseguir enxergar em uma eleição municipal.”
Priscilla Guindani, estudante, Jardim Marajói
"Gostaria de votar em um candidato da cidade, porque acho que eles conhecem melhor a região, mas confesso que estou tendo dificuldade. Estou visando pessoas que não necessariamente são de Friburgo, mas que ajudam o município e que gostam daqui. Não aqueles que vêm de quatro em quatro anos, mas aqueles que de fato se importam com a cidade e fazem por ela. Acho que quando você está investindo em um mandato, deve cumpri-lo até o fim. Não acho legal pessoas que ainda não acabaram de cumprir seu mandato se candidatando a outro cargo eletivo.”
Rosângela Cassano, advogada, Centro
"Sinceramente, eu só voto para presidente, prefeito e vereador. O resto eu anulo todos. A gente não vê governador nem deputado, nem senador. Os caras só aparecem em escândalos. É difícil saber se vai ter alguma melhoria. A esperança é que melhore, mas a certeza é muito difícil.”
Luiz Lontra, comerciante, Ponte da Saudade
"Eu ainda estou indecisa. Não tenho nenhum candidato para votar. Mas eu espero que mude, que seja feita uma renovação, que as coisas melhorem. Tenho expectativa por mudanças. Vamos ver o que ai acontecer.”
Maria Euninda dos Santos, comerciante, Floresta
"Por enquanto ainda não defini o candidato em quem eu vou votar. Estou em cima do muro ainda. Nenhum me convenceu, nem da cidade nem de fora. Propostas têm, mas não conseguem me convencer. O problema é que eles não têm credibilidade nenhuma. Eu estou esperando ficar mais próximo da eleição para eu me decidir. Eu gostaria que eles realizassem pelo menos dez a vinte por cento do que eles estão prometendo. Isso já seria uma maravilha. Para a nossa cidade já seria bom demais.”
Altamiro Sudith Lima, 52 anos, taxista, Cordoeira
Deixe o seu comentário