Você concorda com a subvenção da Prefeitura para a realização dos desfiles de carnaval?

terça-feira, 07 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

A Prefeitura de Nova Friburgo começa a liberar a subvenção para a realização do desfile carnavalesco deste ano. São mais de R$ 370 mil—sendo R$ 117.590 para a Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf) e o restante distribuído entre as escolas e os blocos que desfilarão no carnaval 2012.

A exemplo de anos anteriores, o pagamento da subvenção continua dividindo opiniões da população. Enquanto alguns concordam com o apoio da municipalidade ao evento, outros consideram desperdício de dinheiro público, principalmente neste momento pós-catástrofe. A reportagem de A VOZ DA SERRA foi às ruas ouvir a opinião dos friburguenses. Confira os depoimentos.

“Embora não seja muito adepto do carnaval, concordo com esse apoio financeiro da Prefeitura. Afinal, é uma festa que faz parte da nossa cultura e traz muito lazer e alegria para o povo. Quanto ao montante do valor, não tenho opinião formada.”

Gilmar Rodrigues dos Santos, 49, funcionário público, Chácara do Paraíso

“Para mim tanto faz se a Prefeitura apoia ou não o carnaval, porque não acompanho os desfiles. Além disso, acho que as verbas públicas geralmente são aplicadas de acordo com o interesse dos políticos, e não do povo.”

Hélio Pinheiro, 67, motorista, Paissandu

“Concordo, porque acho que é uma maneira de movimentar a economia da cidade. O carnaval é uma indústria que gera empregos, aquece o comércio e o setor turístico. Por isso merece ser apoiado pela Prefeitura, que na verdade está fazendo um investimento. As escolas e blocos da cidade não têm condições para arcar com o desfile e precisam desta subvenção. Vejo algumas pessoas criticando esse apoio e dizendo que no Rio de Janeiro as escolas e blocos desfilam sem verba da Prefeitura. Só que lá a estrutura é outra e não dá para comparar. Também acho que a realização do carnaval é fundamental para trazer mais alegria para a cidade, que ainda está num clima de tristeza. É preciso superar o que passou e seguir em frente.”

Marco Antônio Coutinho, 51, advogado, Centro

“Não concordo. Acho que a Prefeitura ainda tem que dar prioridade às vítimas da tragédia do ano passado. Muitos estão até hoje esperando ajuda dos governos. Além disso, a cidade precisa de mais investimentos em setores como saúde e educação. Acho que destinar verba pública para o carnaval é brincadeira. Isso é tripudiar o povo friburguense, principalmente os mais pobres.”

Augusto Lins e Silva, 70, aposentado, Fazenda Bela Vista

“O carnaval é uma festa genuinamente brasileira e merece todo o apoio público. É uma maneira de preservar a cultura popular e oferecer alegria para o povo que tem quatro dias de folia. Além disso, é um evento bom para a cidade.”

Tito Amaral, 70, físico aposentado, Vargem Alta

“Sempre gostei do carnaval de Friburgo e sou um torcedor apaixonado pela Vilage, mas não concordo com a subvenção da Prefeitura este ano. Nós passamos por muitos problemas no ano passado e acho que a reconstrução da cidade ainda é prioridade. Também tem muita gente precisando de ajuda e não é momento de gastar com carnaval.”

Romeu Araújo de Figueiredo, 55, aposentado, Perissê

“Concordo, porque é uma forma de resgatar a alegria do povo friburguense que ainda está muito desanimado.”

Ana Maria de Souza, 39, dona de casa, Varginha

“Acho um desperdício de dinheiro depois de tudo o que aconteceu na cidade. Tem muita gente que continua passando necessidade, vivendo em abrigos e necessitando de ajuda. Acho que nem deveríamos ter carnaval porque a tragédia ainda está muito recente e não é hora de festa.”

Valéria Silva Martins, 18, vendedora, Bairro Ypu

“Não é hora de gastar com o carnaval porque a cidade ainda não foi totalmente recuperada dos estragos da catástrofe. Moro no Jardinlândia e nada foi feito no bairro que continua cheio de problemas. Além disso, precisamos que o dinheiro seja investido em coisas mais importantes como saúde e educação. Não é hora de gastar dinheiro público com carnaval.”

Erlourdes Silva, 31, costureira, Jardinlândia

“Apesar dos problemas que ainda temos na cidade, acho válido esse apoio da Prefeitura ao carnaval friburguense, que já foi o segundo melhor do Estado e precisa ser retomado.”

Lecy Barbosa, 73, aposentada, Centro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade