Você apoia o novo projeto de lei da Câmara que proíbe rodeios na cidade?

terça-feira, 09 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Flávia Namen

A Câmara Municipal de Nova Friburgo aprovou recentemente projeto de lei que proíbe a realização de rodeios, touradas ou eventos similares que envolvam maus-tratos e crueldade a animais. De autoria do vereador Manoel do Pote, o projeto de lei 5787/10 aguarda a sanção do prefeito para que passe a vigorar na cidade.

Alguns ativistas de entidades que atuam em prol dos animais vêm buscando o apoio da comunidade pela imediata aprovação da nova lei. A reportagem de A VOZ DA SERRA foi às ruas ouvir a opinião de populares e pessoas que lutam pelo bem-estar animal. Os entrevistados responderam à seguinte pergunta: “Você apoia o novo projeto de lei da Câmara que proíbe a realização de rodeios na cidade?”. A aceitação ao novo projeto é geral, conforme as opiniões colhidas.

“Aprovo totalmente essa nova lei. Não sou favorável aos rodeios e nem a qualquer outra atividade que envolva maus-tratos e crueldade com os animais. Acho isso uma covardia. Existem outros tipos de eventos mais agradáveis, que podem ser realizados na cidade”.

Licínio José da Silva, 77, advogado aposentado, Centro

“Aprovo esse projeto porque, em pleno século 21, acho inadmissível a realização de festas que coloquem os animais em situações de sofrimento”.

Maria Clara dos Santos Ferreira, 45, dona de casa, Olaria

“Sou a favor dessa nova lei porque os rodeios são uma crueldade e já deveriam ter sido proibidos. Quem ama os animais, como eu e a minha esposa, sabe que esse tipo de evento é completamente errado. Não tem como continuar a fazer uma coisa dessas”.

Edson Monteiro Machado, 67, taxista, Centro

“Concordo totalmente com esse novo projeto, porque há muita crueldade com os animais que participam de rodeios. São colocados instrumentos embaixo dos touros e cavalos para que eles saltem mais, o que traz um grande sofrimento. Aqui na cidade até que temos poucos rodeios e achei que esse tipo de evento já estava até proibido. Além de ser um apaixonado por animais, também sou fiscal da Associação de Proteção Animal de Nova Friburgo e não posso concordar com práticas que desrespeitam o bem-estar desses seres”.

Noel O’Mahony, cantor e adestrador de cães, 60, Braunes

“Sou completamente contra rodeios e acho um absurdo as pessoas se divertirem com o sofrimento dos animais. Graças a Deus Friburgo está acompanhando outras cidades do país e avançando nas ações em benefício do bem-estar animal. Concordo plenamente com esse novo projeto de lei, que tomei conhecimento em recente reportagem de A VOZ DA SERRA. Acho que foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Acredito que o prefeito vá sancionar essa lei, porque os rodeios são um sofrimento desnecessário, para a alegria de poucos, e expõem os animais a muita crueldade. Nós, que gostamos dos animais, também sofremos muito. Estamos evoluindo e acho que num futuro próximo a maioria das cidades brasileiras acabará proibindo esse tipo de evento”.

Silmara Kappel, comerciante, 55, Cascatinha

“Como advogada do Instituto Univida tenho me engajado para que o projeto seja sancionado o quanto antes pelo prefeito. Na ocasião da votação do projeto, todos os vereadores falaram conosco que ficaram impressionados com a quantidade de e-mails que chegaram de todo o Brasil pedindo a aprovação desta nova lei, que representa um avanço no que se refere ao respeito aos direitos dos animais”.

Valeska Bussinger, 35, advogada, Centro

“Sou totalmente favorável a esse novo projeto de lei, porque qualquer tipo de agressão a um ser vivo é algo que deve ser combatido. Os rodeios envolvem um tipo de violência contra os animais que já deveria estar extinto. Concordo com essa lei e acho que ela deve ser logo aprovada pelo prefeito. Friburgo vai ser um exemplo para outros municípios no que tange ao bem-estar dos animais. Não podemos mais admitir esse tipo de evento, que traz sofrimento a esses seres. Até sou favorável à realização de exposições e leilões de animais, que deveriam ser promovidos na cidade para movimentar a economia e o turismo”.

Carlos Valente, 39, funcionário público, Vila Guarani

“Os rodeios maltratam muito os animais e acho que essa nova lei está correta. Sou a favor apenas de exposições e cavalgadas, como a de Nossa Senhora de Aparecida e a de São Jorge, que são muito lindas e não trazem sofrimento aos bichinhos”.

Elza Bilhame Pereira, 74, aposentada, Jardim Ouro Preto

“Esse negócio de rodeio é coisa de americano, que nós acabamos copiando. Antigamente não tinha nada disso no Brasil e acho que devíamos resgatar outras tradições que estão se perdendo, como as festas juninas. Concordo com esse novo projeto de lei, mas acho que deveriam criar outros para incentivar e valorizar mais nosso folclore e nossa cultura”.

José Antônio da Cruz Souza, 63, representante comercial, Conselheiro Paulino

“Não concordo com os rodeios e aprovo essa nova lei. Acho até legal as exposições e festas que tenham a participação de animais, porém, sem maltratá-los”.

Raul Cardoso, 42, autônomo, Centro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade