Leonardo Lima
O ano de 2011 certamente não sairá da memória dos torcedores friburguenses. Se um título não foi conquistado, o objetivo maior que era retornar à Série A do Campeonato Carioca foi alcançado. De quebra, o clube também se sagrou vice-campeão da Copa Rio e garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano. Mas e agora: a equipe brigará para não ser rebaixada novamente ou manterá o ritmo e continuará se destacando? Ao que parece, a torcida tricolor está confiante em mais uma grande temporada do Friburguense.
“Acho que sim, ele fez uma boa campanha. O Friburguense hoje é um referencial nosso, é o nosso cartão-postal. Posso que dizer que o clube reconquistou seu espaço na elite do futebol do Rio de Janeiro e também estará na Série D do Brasileirão. Hoje torcer para o Friburguense é um orgulho, assim como para o meu Botafogo apesar dos pesares. Acredito, sim, no Friburguense.”
Pedro Osmar, radialista, Centro
“O Friburguense conseguirá se manter na primeira divisão. É preciso manter o treinador e os bons jogadores do elenco. O clube tem tudo para ter um bom ano de 2012. O primeiro objetivo é não ser rebaixo, mas esse time tem condições de brigar por algo a mais no Campeonato Carioca.”
Luiz Cláudio Monteiro Nogueira, 41, alfaiate, Varginha
“O Friburguense precisa reforçar o time. A equipe é boa para a disputa da segunda divisão. Reforçar o elenco é essencial. É igual time que sobe da Série B do Campeonato Brasileiro para a Série A, não se reforça e cai de novo. Tem que investir. Se não investir não vai se manter na primeira divisão.”
Antônio Sena, 56, representante comercial, Vargem Grande
“Eu acho que a prefeitura tinha que ajudar mais o Friburguense, assim como outras prefeituras ajudam os times de outras cidades. Com o dinheiro próprio do clube eles não conseguem contratar bons jogadores. Se ficar como está vamos continuar nessa mesmice, nesse sobe e desce. O Friburguense é um time que todo mundo gosta, mas não tem um investimento suficiente para se manter tranquilo na Série A. Além disso, os clubes grandes têm que voltar a jogar aqui em Nova Friburgo, como ocorria anos atrás.”
Sérgio Braga, 59, funcionário público, Centro
“O Friburguense só vai se manter na primeira divisão se contratar uns quatro ou cinco reforços. Precisa de zagueiros, um jogador de meio de campo de porte físico elevado e, principalmente, de dois atacantes. Esse time do Friburguense é muito franzino, aí quando chove e pega um time mais forte sente dificuldade.”
Walter Thiele, 64
aposentado, Olaria
“Tem todas as condições de se manter na Série A, principalmente porque joga com raça, vontade, disposição e está fazendo um bom trabalho. Não acompanho o futebol muito de perto, mas acredito que sejam necessários alguns reforços para a equipe. O nível da primeira divisão é muito maior que o da segunda.”
Luiz Roberto Scheidt, 62, professor, Campo do Coelho
“Eu acho que o principal desse time do Friburguense, assim como a gente vê em outros grandes times, é o espírito. O espírito de grupo está consolidado e concretizado. A grande qualidade desse Friburguense não é a questão técnica, que tem, não é a velocidade, que também tem, não é a segurança da defesa, que também existe. A grande qualidade é esse espírito de garra, de vontade, de querer ir além e fazer pela cidade de Nova Friburgo. Comparo muito o Friburguense com o Vasco deste ano, que vestiu o espírito do Ricardo Gomes após o seu AVC. O Friburguense é muito parecido, mas no seu caso a motivação veio da tragédia de 12 de janeiro. Se conseguir manter esse espírito, como acredito que conseguirá, o clube promete ter um grande ano de 2012. Obviamente que isso não esconde que é preciso de um reforço aquilo, outro acolá.”
Wanderson Nogueira,
jornalista, Vila Amélia
“O time do Friburguense mantendo toda essa garra e disposição que teve neste ano continuará brilhando mesmo na Série A. Acredito que é preciso reforços sim. Se tivéssemos a volta do Zambi, por exemplo, que foi muito bem na Série B, o time cresceria ainda mais.”
Daniele Asth, 24,
jornalista, Centro
Deixe o seu comentário