Você acha justo o movimento de policiais e bombeiros em busca de melhorias salariais?

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

A exemplo do Estado da Bahia, policiais e bombeiros do Estado do Rio de Janeiro entraram em greve reivindicando melhorias salariais. Pelo menos a campanha dos profissionais cariocas não tem revelado episódios violentos como na Bahia. Apesar de o governo estadual ter apresentado uma proposta de reajuste salarial, policiais e bombeiros não satisfeitos deflagraram a greve.

Para saber a opinião dos friburguenses, A VOZ DA SERRA foi às ruas e perguntou para dez pessoas se elas concordam com o movimento de policiais e bombeiros por melhoria salarial. Confira as respostas.

“Eu concordo. Porque é justo, eles trabalham à beça, as duas categorias trabalham muito, têm direito de pedir esse reajuste salarial.”

Adeline Bonan, 49 anos, professora, Paissandu

“Eu concordo eles reivindicarem aumento salarial, mas não deixar a população desprotegida como estão deixando, fazendo greve. Ele devem ter outros canais para reivindicar aumento salarial, o que é um direito de toda categoria, mas não deixar a população desprotegida perto do carnaval, inclusive.”

Cândido Gomes Neto, 60, contador, Centro

“Eu acredito que a reivindicação seja justa, o que não é possível é deixar a população desprotegida. Eu não concordo com a greve porque como uma categoria essencial, um serviço essencial, fica difícil concordar. Imagine se os médicos entrarem em greve quanta gente vai morrer por aí. A reivindicação salarial é sempre justa porque apesar de vivermos num país, entre aspas, estável, de economia estável, ainda existe alguma coisa de inflação e sempre aumenta alguma coisa.”

Carlos Corrêa, 43, representante comercial, Paissandu

“Eu acho justo que eles peçam reajuste salarial, eles trabalham bastante e arriscam a vida. O trabalho deles é arriscado. Merecem ganhar mais sim.”

Tereza Custódio, 80, aposentada, Jardim Ouro Preto

“Eu concordo. Felizmente todos os meus parentes são policiais. Eu acho uma vergonha o salário de um policial hoje. Nos Estados Unidos ganham oito mil dólares, dez mil dólares por mês. No Brasil temos salários de mil e duzentos reais para um soldado, isso é ridículo. E o cara demora seis meses para se formar ganhando praticamente meio salário, o que é até inconstitucional. Então eu acho legal a greve e o governador tem que tirar essa máscara de bonzinho. Ele não é tudo, ele realmente prejudica o militarismo estadual.”

Luiz Cláudio Muniz, 41, publicitário e jornalista, Conquista

“Eu concordo. É preciso melhorar o salário deles realmente. A reivindicação deles se justifica principalmente pela periculosidade no Rio de Janeiro. E segurança é fundamental. Depois que morre não tem jeito, por isso eles têm que ter uma vantagem aqui. Tanto os policiais quanto os bombeiros têm que ser valorizados.”

Paulo Folly, 56, engenheiro, Centro

“Eu acho justo o movimento deles, sim. Eles arriscam muito a vida, é um trabalho arriscado demais. Eu acho que eles ganham pouco e deviam ganhar mais. E não é só isso, eles falaram na televisão que os coletes que eles usam já estão sem validade, bem como outros equipamentos. Eles precisam de melhoria salarial e melhores equipamentos para trabalhar.”

Jô de Macedo, dona de casa, Vila Amélia

“Pelo risco que eles correm é justo o movimento deles. Poderiam ganhar mais mesmo. Só o risco da profissão justifica a melhoria salarial deles. Mas eu não concordo com a greve. Porque é um setor que não deveria fazer greve.”

Vânia Tiengo de Araújo, 52, dona de casa, Centro

“Eu acho justo e eles deveriam ganhar um salário melhor pelo trabalho que fazem. Só que da maneira como fazem a greve eu não concordo, porque eles deveriam pensar que com essa greve prejudicam todo o povo de uma cidade. Deveriam protestar com outros meios que não comprometessem a segurança e a defesa de uma cidade por causa de seus próprios interesses. Eles têm direito a um reajuste salarial sim, mas pensar melhor sobre a maneira que fazem o movimento.”

Marina Müller, 62, dona de casa, Centro

“Eu sou a favor porque o salário do policial está defasado. Verifique que um PM, com dois filhos, ganha mil duzentos e poucos reais, trabalhando, se arriscando por aí afora. Um preso recluso, de auxílio reclusão, com dois filhos, ganha mil e oitocentos reais. Onde está a justiça neste país? Eu acho justíssimo o movimento deles. Já era para ter sido feito desde o ano passado porque os deputados e senadores não votam a PEC 300 que nivelaria o salário dos policias no Brasil inteiro. Então não haveria tanta corrupção. Tem policial que é corrupto porque é mal pago. Lamentavelmente.”

Adilson Dubois, 70, policial civil aposentado, Centro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade