Viver bem..

sexta-feira, 06 de julho de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Thereza Freire Vieira (*)

Uma porcentagem cada vez maior da população tem mais de 60 anos e se prevê um prolongamento da vida média. Em relação à idade, ocorrem alterações que variam de uma pessoa para outra. Há pessoas que conseguem levar uma vida ativa, produtiva e satisfatória, com pouca assistência, com poucos cuidados. É tempo de viver a sua vida de acordo com sua vontade e seus interesses.

A solidão pode afetar muitas pessoas idosas. A perda de emprego e a perda de pessoas amadas podem acarretar um distúrbio emocional que deve ser corrigido o mais depressa possível, para que continue se adaptando aos acontecimentos da vida. Há muito tempo ainda para viver e pode ser uma vida repleta de felicidade e autoestima. O importante é manter um atendimento médico sempre que necessário, fazer exercícios, como a caminhada e a dança, que podem melhorar a circulação e o bom humor.

O ambiente familiar é importante. É preciso respeitar a vontade do idoso, o seu espaço, o seu quarto deve ser privativo e não de entrada a qualquer hora dos familiares. É importante compreender que ele tem as suas prioridades, incentivá-lo a alimentar-se melhor e movimentar-se mais. Se tem algumas limitações, acompanhá-lo em suas caminhadas, em suas visitas, à igreja ou ambientes sociais com que ele esteja habituado e deseje frequentar.

Incentivar a sociabilidade é importante para o idoso, fazendo-o continuar a visitar e ser visitado pelos seus amigos e exercer as atividades religiosas a que estava acostumado. Incentivá-lo a tudo que possa causar-lhe bem-estar e alegria.

(*) médica geriatra e escritora, colaboradora de jornais e revistas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade