O professor de direito e ex-deputado federal Vivaldo Barbosa lança, dia 18, o livro Meeiros de café, gente e ocupação da zona proibida do Caparão, a partir das 19h, na Academia Friburguense de Letras (Praça Getúlio Vargas 57, Centro).
O nascimento das fazendas de café e todas as novas relações sociais decorrentes foram pontos de partida para as histórias que o autor ouviu de habitantes locais, parentes e amigos. A obra desvenda a vida do meeiro de café e a saga das famílias alemãs e suíças, que a partir de Nova Friburgo se estabeleceram na região da Serra do Caparão, no fim do século 19.
Nascido e crescido na região, Vivaldo Barbosa coletou diversos depoimentos e realizou pesquisas em cartórios, documentos, escrituras, contratos, correspondências e fotografias, que constituíram fonte preciosa para o desenvolvimento do livro.
Trata-se de um trabalho histórico, mas também de elevado valor sentimental para Vivaldo. O autor relata ainda o processo de ocupação da região e a formação dos núcleos urbanos e os habitantes originais, os índios.
Deixe o seu comentário