O 7º FESTIVAL DA TRUTA PROMETE!
É uma delícia, bom demais, saborear e também conhecer os benefícios que este maravilhoso peixe nos traz. Esse festival promete. Além de receitas saborosas, a truta permite uma bela apresentação, nos melhores restaurantes da cidade. Teremos também a "Casa da Truta”, no Centro de Turismo (Praça Dermeval Barbosa Moreira), com todo o tipo de informação para friburguenses e turistas que vêm prestigiar o festival. Em parceria com o Senac, Cadima Shopping e Convention & Bureau será realizado o concurso de fotografia "A truta e o seu habitat”. Os trabalhos ficarão expostos no Cadima Shopping.
NOVA FRIBURGO, A MAIOR PRODUTORA DO ESTADO
A cidade produz cerca de 12 toneladas de truta por mês. Elas são criadas em águas limpas, correntes com temperaturas entre 10ºC e 19ºC. A truta está presente em todos os cardápios dos restaurantes da cidade com diversos acompanhamentos e molhos. O 7º Festival da Truta será realizado entre os dias 1º e 24 de novembro, com a participação de 45 restaurantes, hotéis e pousadas do Centro, Mury, Cônego, São Pedro da Serra e Lumiar. A realização do festival incentiva o turismo e já é esperado na cidade pelo seu alto padrão de qualidade. Não percam e participem não só degustando os pratos, mas também aproveitando para conhecer um pouco mais sobre a criação da truta e as feiras gastronômicas, exposições fotográficas, workshops e muito mais.
GLOSSÁRIO
TRUTA
Um dos melhores peixes de água fria, a truta tem os mesmos hábitos do salmão. Existem trutas de rio, mar e lagos. Sua pele marrom com reflexos prateados e seu tamanho variam, chegando a pesar entre poucas gramas e alguns quilos. Sua carne é muito delicada e saborosa. É encontrada fresca, inteira ou em filés, ou congelada. Pode ser preparada frita, assada, cozida no vapor ou grelhada. Em conserva, pode ser encontrada defumada ou enlatada. Em qualquer dessas formas pode ser utilizada também em saladas e sanduíches.
Receitas
TRUTA NO ENVELOPE
Ingredientes:
2 filés de truta (250 – 300g), 1 cebola roxa média cortada em meia-lua, ½ cenoura cortada em meia-lua, ½ unidade de alho-poró (parte branca) cortado em rodelinhas, 1 talo de aipo cortado bem fininho, 2 batatas grandes sem casca, meio limão, azeite, sal, pimenta-do-reino branca e papel-alumínio ou manteiga para o envelope.
Modo de preparo:
1. Lavar a pele da truta com limão e temperar com sal e pimenta-do-reino.
2. Cortar as batatas em rodelas de 2cm. Untar o papel com azeite e colocar as batatas sobre ele e por cima uma parte do filé.
3. Recheie com o alho-poró, o aipo, a cenoura e a cebola roxa. Regue com mais azeite, acerte o sal e coloque o outro filé por cima de tudo.
4. Regue com mais azeite e feche o envelope.
5. Levar ao forno quente por 25 minutos.
6. Servir imediatamente com o envelope fechado.
Rendimento: 2 porções.
Notas: O bonito desse prato é ter o prazer de abrir o envelope e sentir o aroma que sai dele. Querendo, sirva com uma salada verde e molho de iogurte. Para dar mais sabor e aroma, coloque um raminho de alecrim e de tomilho antes de fechar o envelope. Acompanhe com um bom vinho branco ou espumante.
SALADA DE TRUTA DEFUMADA
Ingredientes:
1 xícara de palmito em conserva escorrido e picadinho, 1/3 de xícara de maionese, 1 colher de sopa de suco de limão, ½ colher de sopa de raspas de limão, 500g de truta defumada em cubinhos ou lascas, mix de folhas (alface variadas, rúcula, agrião).
Modo de preparo:
1. Numa tigela, misture todos os ingredientes, exceto as folhas. Deixe na geladeira por 15 minutos.
2. Faça montinhos da mistura de truta temperada e, ao lado, distribua as folhas lavadas e secas. Tempere-as com sal, azeite e suco de limão.
Rendimento: 6 porções.
Notas: Caso queira, você pode dar uma incrementada. Coloque salsinha ou cebolinha bem picadinha na mistura da truta. Um toque de pimenta também cai muito bem!
APROVEITE A DICA DA SEMANA PASSADA E A PRIMAVERA E DECORE SEUS PRATOS COM LINDAS FLORES COMESTÍVEIS!
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário