Vítimas da tragédia recebem chaves de 260 apartamentos no Terra Nova

A entrega dos apartamentos ocorreu em um galpão, no canteiro de obras da construtora Odebrecht, próximo aos prédio
quarta-feira, 29 de junho de 2016
por Alerrandre Barros
Os beneficiários aguardaram a entrega das chaves no canteiro de obras do Terra Nova
Os beneficiários aguardaram a entrega das chaves no canteiro de obras do Terra Nova

Famílias que viviam em área de risco e foram desabrigadas durante a tragédia das chuvas de 2011, enfim, ganharam um novo lar em Nova Friburgo. Na manhã desta quarta-feira, 29, o governo do estado e a Caixa Econômica Federal entregaram as chaves de 260 apartamentos em um condomínio do conjunto habitacional Terra Nova, no distrito de Conselheiro Paulino.

“Demorou, mas finalmente consegui minha casa e não precisarei mais pagar aluguel”, comemorou a aposentada Fátima de Souza, depois de receber as chaves e documentos de um dos imóveis no condomínio 8.  

A entrega dos apartamentos ocorreu em um galpão, no canteiro de obras da construtora Odebrecht, próximo aos prédios. Não houve cerimônia e somente beneficiários, autoridades e a imprensa puderam acompanhar o evento, que começou às 10h e contou com a presença do secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto Junior, do prefeito de Nova Friburgo Rogério Cabral, além de secretários e vereadores. 

“Eu fico muito satisfeito em saber que finalmente essas famílias terão um lar para morar e não precisarão mais pagar aluguel, depois do sofrimento que viveram há cinco anos. Eu sei que essa é uma importante conquista para eles”, disse o prefeito.  

Desde março deste ano as famílias sorteadas aguardavam que os apartamentos fossem entregues pelo governo. No dia 29 de maio, cerca de 20 pessoas realizaram um protesto pacífico próximo aos prédios do condomínio 8 para cobrar uma solução para o atraso. Diante da pressão das famílias e da intervenção da Secretaria Municipal de Assistência Social, os beneficiários conseguiram assinar os contratos no dia 9 de junho e receberam as chaves dos apartamentos nesta quarta-feira. 

As escrituras definitivas dos imóveis serão entregues aos moradores em dez anos. Não é permitido alugar ou vender o apartamento neste período. Os apartamentos têm área construída de 42 metros quadrados, são compostos por sala, dois quartos, banheiro, cozinha com área de serviço anexa, distribuídos em 13 blocos com cinco pavimentos, totalizando 20 apartamentos em cada prédio. 

De acordo com o governo do estado, foram investidos cerca de R$ 292 milhões para desapropriação, obras de infraestrutura e construção das unidades. Do total de 2.180 imóveis no Terra Nova, 1.960 já foram entregues aos beneficiários. Outras 220 moradias, no condomínio 9, serão entregues nos próximos meses, finalizando o programa de realocação de vítimas das enchentes na cidade.

Córrego dos Afonsos

O terreno onde foi construído o Terra Nova é cortado pela RJ-148 (Nova Friburgo - Carmo) e também recebeu serviços de terraplanagem, drenagem, contenção de encostas e reforço do solo. O governo do estado concluiu, neste ano, a obra de canalização do Córrego dos Afonsos, que corta os condomínios até o centro comercial e industrial de Conselheiro Paulino. Com investimento de R$ 14,3 milhões, a obra solucionará, segundo o estado, o problema de inundações do córrego nos períodos de chuvas de verão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Terra Nova | minha casa minha vida
Publicidade