Vistoria do Detran: poucas vagas, muitas reclamações

Agendamento começou em janeiro e já acarreta transtornos para motoristas e despachantes
terça-feira, 01 de março de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)

O militar Ricardo Barbieri, de 54 anos, tenta, há quase dois meses, agendar a vistoria anual obrigatória de seus dois veículos para o posto de atendimento do Detran, em Nova Friburgo. No entanto, apesar de o prazo do primeiro calendário de licenciamento só terminar no fim de maio, o friburguense ainda não conseguiu realizar a ação. O motivo? O município já enfrenta a falta de vagas para o atendimento.

“Depois de tentar agendar o licenciamento dos meus carros inúmeras vezes, no início desse mês resolvi ligar para o teleatendimento e fui informado de que, simplesmente, não há vagas porque a procura é muito grande, então elas abrem diariamente e, em questão de minutos, já se esgotam. Me orientaram a efetuar ligações constantes e continuar tentando pela internet também até ter a sorte de conseguir um horário”, conta Ricardo.    

“O problema é que não tenho disponibilidade para viver em função do Detran e efetuar um agendamento de um serviço que sou obrigado a fazer por exigência do próprio órgão, nem tampouco ter que ir para outro município fazer essa vistoria. Isso é um absurdo. Como um sistema pode ser falho dessa forma? Se já enfrentam problemas de vagas agora, que ainda faltam meses para o prazo terminar, imagina quando faltarem dias. Não quero deixar as coisas para cima da hora, tento resolver isso no início do ano, mas é sempre esse dilema”, ainda protesta o militar.

Com os despachantes a situação se repete: “Também estamos com muita dificuldade para agendar. O número de vagas é insignificante para a quantidade de veículos que a cidade possui. Para nós, que trabalhamos com isso, e ficamos tentando desesperadamente conseguir agendar um único cliente já é complicado, imagina para quem não tem essa disponibilidade”, afirma o despachante Geovane Wendroski.

Se atualmente o agendamento de vistorias se mostra deficiente, essa situação ainda pode piorar. Nova Friburgo tem uma frota que ultrapassa a marca dos 111 mil veículos, mais da metade do número de moradores contabilizados pelo IBGE. Em um ano o aumento foi de quase cinco mil veículos circulando pelas vias da cidade.

De acordo com o diretor do posto do Detran em Nova Friburgo, Vanor Breder Pacheco, o número de vistorias realizadas pelo órgão diariamente já ultrapassa a capacidade máxima. “O Detran de Friburgo realiza 350 vistorias, em média, todos os dias. Esse número representa 100 a mais do que comportamos. Estamos buscando mais uma linha de atendimento para otimizar o serviço e liberar mais vagas. Como atendemos um carro a cada 15 minutos, com essa nova linha conseguiremos aumentar consideravelmente a quantidade atual. Já estamos cientes dessa dificuldade e acredito que em 15 dias a situação será resolvida”, afirma Vanor.

Os postos de atendimento do Detran mais próximos de Nova Friburgo são os de Cordeiro, Teresópolis, Petrópolis, Macuco e Cachoeiras de Macacu.
    
Calendário de vistorias 2016

Os automóveis com placas terminando em 0 e 1 têm até 31 de maio para serem submetidos à inspeção nos postos de vistoria espalhados por todo o estado. Já aqueles veículos cuja numeração de placa tenham finais 2 e 3 devem ser vistoriados até 30 de junho. Os que terminam em 4 e 5 têm o dia 31 de julho como fim do prazo para a realização do serviço. Em seguida, os automóveis cujas placas têm como finais 6 e 7 devem ser levados aos postos de vistoria até 30 de setembro. Por fim, os veículos com placas que terminam com os números 8 e 9 têm que ser vistoriados até 31 de outubro.

Em Nova Friburgo, a unidade fica no trevo de Duas Pedras, com entrada pela Avenida Hans Gaiser.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: detran | vistoria
Publicidade