Vinicius Claussen é eleito o novo prefeito de Teresópolis

Empresário de 39 anos teve 23.500 votos, apenas 22 a mais que o seu principal opositor, Luiz Ribeiro
segunda-feira, 04 de junho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Vinicius Claussen (Reprodução O Globo)
Vinicius Claussen (Reprodução O Globo)

Em uma eleição acirrada, Vinícius Claussen (PPS) foi eleito no último domingo, 3, o novo prefeito de Teresópolis. O empresário, de 39 anos, teve  23.500 votos — correspondendo a 36,58% do total de votos válidos — apenas 22 a mais que seu principal opositor,  Luiz Ribeiro, do MDB. O novo mandato vai até dezembro de 2020.

Claussen é natural de Teresópolis, formado em administração de empresas e é o atual presidente do Convention & Visitors Bureau da cidade vizinha. Nunca exerceu cargo público, mas integrou o Conselho Municipal de Turismo em 2016. Ele substituirá o ex-prefeito Mário de Oliveira Tricano (PP).

A eleição suplementar foi convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) depois que o ex-prefeito desistiu de uma liminar que o mantinha no poder. O pedido dele foi protocolado no TRE no dia 23 de março, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que ampliou a condenação de três para oito anos de inelegibilidade a políticos condenados eleitos antes de 2010, quando a lei entrou em vigor. A candidatura de Mário foi impugnada pelo Ministério Público, sob a justificativa de que ele foi condenado em 2008 por abuso de poder econômico.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Vinícius Claussen deverá ser diplomado até o dia 1º de julho. Após a diplomação, ele poderá ser empossado pela Câmara de Vereadores.

Região dos Lagos

Outras duas cidades vizinhas que também terão eleições para definir os novos prefeitos e vices são Cabo Frio e Rio das Ostras, na Região dos Lagos. O pleito acontece no dia 24 deste mês. Enquanto em Cabo Frio Marquinhos Mendes (PMDB) foi cassado por improbidade administrativa, em Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar (MDB) teve o registro de candidatura negado por abuso de poder econômico e político.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade