Com um enredo emocionante, contando a sua própria história de superação após o incêndio que atingiu o barracão no ano passado, e desfilando no domingo de carnaval debaixo de chuva, a Vilage do Samba foi aclamada na tarde desta quarta-feira de Cinzas, 6, a grande campeã do carnaval friburguense de 2019. Desde 2014, a escola verde e branca não ganhava um título.
Em segundo lugar ficou a Alunos do Samba. Bicampeã no ano passado, a Imperatriz de Olaria ficou na terceira posição, por um décimo de diferença para a escola de Conselheiro. Já a Unidos da Saudade, punida com a perda de dois pontos por ter ultrapassado os limites da área em que poderia montar seus carros alegóricos, amargou o último lugar.
Em êxtase com o resultado, o presidente da Vilage, Ricardo Pavão (foto), disse que a escola ganhou porque entrou na avenida “com sangue nos olhos”. “Não houve renascimento das cinzas porque nunca morremos”, afirmou ele.
O resultado final do Grupo Especial ficou assim:
- 1º Vilage no Samba - 189,9
- 2º Alunos do Samba - 188,8
- 3º Imperatriz de Olaria - 188,7
- 4º Unidos da Saudade - 187,5
No Grupo A, deu Bola Branca
No Grupo A, criado este ano, a escola de samba Bola Branca (foto acima) foi aclamada, por dois décimos, campeã. Com isso, a agremiação do Catarcione conquista o tetracampeonato do carnaval friburguense.
No ano passado o Bola Branca, então ainda bloco de enredo, dividiu o título do carnaval com o Globo de Ouro: houve empate na apuração das notas dos jurados.
Este ano, a agora também escola de samba do Grupo A, Globo de Ouro, ficou em segundo lugar.
Veja como foi a pontuação do Grupo A:
- 1° Bola Branca - 199,7
- 2° Globo de Ouro - 199,5
- 3° Unidos do Imperador - 199,2
- 4° Raio de Luar - 199,1
A Bola Branca desfilou no sábado de carnaval com um enredo sobre festas populares. Com o enredo “Bola Branca em ritmo de festa", a escola de samba do Grupo A cantou: “É carnaval, é festa do povo / A bateria invocada vai te arrepiar / Vem embarcar nessa magia, tem samba no ar / O Bola Branca vai te emocionar”. A escola preto, branco, azul e rosa desfilou com 80 componentes na bateria e muita animação.
A presidente da escola, Odete Silveira (na foto acima, com o filho Patrick, vice-presidente), estava muito nervosa e só comemorou o resultado depois que foi oficializado. "Foi muito difícil, um trabalho intenso, mas valeu a pena", disse ela.
Saudade punida
Os dois pontos perdidos custaram o segundo lugar à Unidos da Saudade. Em reunião para apreciar os recursos referentes aos desfiles do carnaval, a Liesbenf decidiu punir a escola da Ponte da Saudade por desrespeitar os limites da área destinada à montagem das escolas de samba.
Pelo regulamento da liga, ficou estabelecido que o final desta área seria a faixa de pedestres em frente à porta principal da Prefeitura de Nova Friburgo. Assim, todas as alegorias e alas deveriam ser montadas da faixa para frente, deixando a área após a faixa livre para aproximação da agremiação seguinte. Segundo a liga, fotos tiradas pela comissão de concentração da entidade mostram que um carro da Unidos da Saudade ficou fora da área determinada.
De acordo com o previsto pelo regulamento, os recursos deveriam ser apresentados na segunda-feira, dia 4 de março, no horário compreendido entre 17h e 19h. A Vilage no Samba solicitou o cumprimento do artigo 9º, que trata do local destinado à montagem das escolas de samba.
Ainda segundo o informe da liga, consta no relatório técnico que diversos membros da agremiação foram informados sobre a irregularidade, mas a alegoria não foi retirada.
Deixe o seu comentário