Videoaulas invadem a internet e ajudam milhões de alunos

Por Amine Silvares
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Educação à distância on-line vem ganhando cada vez mais espaço

Talvez, num futuro distante, as escolas não serão mais necessárias e cada um poderá aprender em casa todo o conteúdo antes ensinado nas salas de aula. Os livros serão substituídos por apostilas digitais e as aulas serão individuais. O primeiro passo para esta mudança está acontecendo ao redor do mundo, com o surgimento de videoaulas on-line. Já existem casos de profissionais que se especializam em postar conteúdo didático na internet e viver disso, sites especializados, canais em sites de vídeo e até mesmo aulas ao vivo, via teleconferência. É uma nova revolução no ensino.

As videoaulas não são novidade. Há anos projetos como o Telecurso 2000 utilizam a técnica para levar cultura e educação à casa das pessoas. A diferença, agora, é o uso do computador e da internet, a quantidade de informações que está bem mais acessível e a possibilidade de assistir às aulas quando quiser e quantas vezes quiser, até que o conteúdo seja compreendido. As vantagens são imensas. Como muitos alunos se sentem inibidos nas salas de aula, com vergonha de perguntar ou tirar dúvidas, este método pode garantir o aprendizado, já que o ensino é privado. O alcance do material postado por professores é enorme, já que, principalmente em países desenvolvidos, o acesso à internet é bastante amplo.

O professor americano Patrick Jones ensina matemática e tem conseguido ganhar dinheiro com conteúdo on-line. Patrick não dá tutoria on-line, apenas tenta explicar através dos vídeos várias teorias matemáticas, e tem recebido retorno positivo dos estudantes através de e-mails e comentários dos vídeos. Ele contou que iniciou a tutoria para ter horários mais flexíveis e ganhar mais. Com o tempo, percebeu que não podia estar com seus alunos quando precisavam e começou a postar os vídeos para ser consultados sempre que tivessem alguma dúvida. Os alunos, então, passaram a divulgar seus vídeos e, agora, estudantes do mundo todo assistem a suas videoaulas. O americano disse que começou a ganhar dinheiro com seus vídeos através de uma política do site, que hospeda seu material com anúncios e propagandas, e que espera poder viver só disso em alguns meses, tal é a popularidade de suas aulas. “Conteúdo gratuito de qualidade gera uma ótima resposta”, reflete o professor. Patrick relata que não foi fácil ganhar dinheiro com sua iniciativa, demorou quase dois anos para começar a obter retorno, que, a princípio, não era muito e não pagava nem o seguro barato de seu carro. No entanto, Jones disse que sua renda vem aumentando por causa da publicidade e grande quantidade de visualizações de seus vídeos.

No Brasil, sites, como o Portal das Vídeoaulas (www.portaldasvideo aulas.com.br), vêm crescendo cada vez mais e conseguem alcançar um número maior de brasileiros com acesso à internet. O site reúne vídeos de várias pessoas que ensinam diversas disciplinas, como inglês, violão, artesanato e oratória. Nas redes sociais e fóruns, alunos trocam sites e dicas de vídeos que podem ajudar a resolver problemas nas mais variadas áreas. A tendência é surgir cada vez mais profissionais especializados neste tipo de serviço. Com a democratização da internet, a inclusão digital e o surgimento de novos aparelhos, que agilizam o acesso a qualquer tipo de conteúdo, as videoaulas estão se tornando uma ótima forma de investimento em educação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade