Vida longa e saudável é o desafio para a geriatria e a gerontologia. De que adiantaria prolongar uma vida de sofrimento, de abandono, de angústia e depressão?
O estudo da velhice e do envelhecimento é a meta de todos os que se dedicam à especialidade de geriatria e gerontologia, e novos trabalhos não cessam de surgir, dando grandes esperanças aos estudiosos e mais ainda aos que envelhecem.
Grandes descobertas têm sido feitas. O envelhecimento não se dá de uma forma generalizada no corpo humano. Cada órgão, sistema ou aparelho se dá numa variante de indivíduo para indivíduo. Há variação do envelhecimento de um mesmo sistema ou aparelho em dois indivíduos. É mais evidente agora o que diziam:
“Não há doenças, e sim doentes”.
Em todos os países do mundo há uma luta incessante para encontrar o elixir da juventude. Tudo isso com as pesquisas médicas continuadas e a ajuda dos que envelhecem, pois, se não procurarem ajuda, não há possibilidade de melhorar seu sofrimento e curar sempre que possível as suas doenças.
O ônibus espacial Discovery, no dia 29 de outubro de 1998, partiu do cabo Canaveral, levando sete cientistas em seu bojo, incluindo o senador Glenn, de Ohio, dos Estados Unidos, para uma missão científica. A Nasa convidou o senador Glenn para a nova missão com o objetivo de estudar os efeitos do envelhecimento do corpo humano no espaço. O senador tem 77 anos e se ofereceu para as pesquisas em um ser humano, para saber por que os músculos e os ossos perdem flexibilidade e elasticidade com o envelhecimento. E assim poderá ser avaliada a destruição óssea na atmosfera, conseguindo novos elementos para combater a osteoporose, que ainda assusta a medicina e mais ainda os idosos. Assim, Glenn, além de ser um herói americano, o primeiro homem a estar em órbita terrestre, em 1962, poderá se transformar também num herói que trará luzes para esclarecer o problema que afeta milhões de pessoas.
E assim uma luta sem descanso está sendo travada no dia a dia contra os males do envelhecimento e apenas assim poderá haver possibilidade de um envelhecimento com uma vida saudável, o que é o sonho de todos os seres humanos.
(*) médica geriatra e escritora,
colaboradora de jornais e revistas.
Deixe o seu comentário