O bushido, ‘caminho do guerreiro’, era um código de conduta adotado por samurais lealmente a serviço de seus daimyos (senhores feudais), afim de que estes pudessem viver e morrer com honra. A dignidade era exigida até no momento derradeiro, o que, no caso de um guerreiro era algo até bem simples. Como exemplo, tomemos que, em teoria, um samurai poderia passar a vida sem sentir medo, graças as técnicas de meditação zen praticadas pelo mesmo, que tencionavam fazer com que ele entrasse em harmonia com seu eu interior e com o mundo à sua volta. Etiqueta, sinceridade, honestidade, conhecimento do mundo das letras, tudo isso e mais devem estar associados às faculdades de um guerreiro; o bushido exige postura e conduta corretas em todas as ações. Àqueles que seguirem o caminho do guerreiro deve estar claro que o caminho percorrido é moldado por suas ações, para que possam estar preparados quando diante da pena final.
Como os samurais, que esperam por toda a vida para que possam abraçar a morte em nome do imperador, as cerejeiras aguardam o ano inteiro para que em duas semanas mostrem toda a beleza e esplendor de seu florescer. Em seguida à queda das pétalas, um novo ano é aguardado para que o mesmo evento volte a ser observado. Observar tal fenômeno, ser testemunha destas mudanças, contemplar a brevidade da vida em pétalas que, sem ruído, se desprendem das flores e voltam ao solo, para se juntar a outras, recolorindo o solo até a próxima ventania, estas são razões mais do que especiais para se comemorar.
É neste espírito que é celebrado o Hanami, ou festa da Cerejeira, que será realizada no próximo dia 5 de julho, a partir das 11h30 até as 16h, no Sítio Matsuoka, em Florândia da Serra, na entrada do Km 25 da RJ 130, logo após o Ceasa em Conquista, um lindo local onde mais de 300 cerejeiras podem ser encontradas. A festa, organizada por membros da colônia japonesa da cidade, funciona como um grande piquenique em baixo das árvores em flor.
Na ocasião será servida comida japonesa assinada pelo chef Tunney, do Tunney Restaurante. Também haverá apresentações de dança típica japonesa e karaoke com músicas da terra do sol nascente. Também serão vendidos produtos do Sítio Matsuoka, como hortaliças e shiitakes colhidos na hora, além de diversos outros alimentos japoneses.
Deixe o seu comentário