Juliana Scarini
A friburguense Debora Duarte é campeã brasileira e estadual de fisiculturismo, além de ser a 6ª melhor do mundo em musculação. A atleta profissional desfilará pela primeira vez como destaque de carro alegórico, na escola de samba Unidos da Saudade. Debora já participa do carnaval friburguense há quatro anos e garante: “Fui chamada por escolas do Rio de Janeiro, mas faço questão de ficar aqui, dando uma força para Friburgo”.
Debora foi convidada pelo presidente da Saudade, Robinho, e como destaque na segunda alegoria promete surpreender o público. Segundo Anilton Almeida, carnavalesco da escola, Debora desfilará representando as lágrimas de Jaci, uma índia que representa a Deusa Lua.
A intenção da Unidos da Saudade foi inovar na figura da atleta. Por isso “será uma grande surpresa, na qual eu desfilarei com novidades e bastante sensual”, adianta Debora, que para sua transformação vai contar com o carnavalesco Anilton e o maquiador Renato Auad.
Mas engana-se quem pensa que só porque ela é atleta não precisa se preparar para o carnaval. Além do tradicional treinamento para as competições de fisiculturismo, que incluem musculação diariamente e dieta balanceada, nesta época também não dá para relaxar. “Eu tenho uma vida muito saudável, treino o ano todo e me alimento muito bem, mas é claro que em período off [sem treino ou dieta] eu como de tudo”, entrega a fisiculturista, lembrando que tudo o que faz e os objetivos que alcançou foi com a ajuda de uma equipe de profissionais.
“Friburgo é uma cidade linda e nós temos que batalhar por ela. Eu não troco Nova Friburgo por nada”, confessa Debora, dizendo que espera que a cidade tenha um grande carnaval.
Os preparativos para o carnaval
Como no carnaval tudo é um mistério e as escolas fazem suspense com o resultado final, o produtor de moda Wellington Vieira não faz diferente quando o assunto é seu trabalho com Debora Duarte. “Minha preocupação é desenvolver como se fosse um projeto, com pesquisa do tema, criação de peças e produtos, caracterização de personagens, levando sempre em conta o biotipo da pessoa que estamos trabalhando. Para a Debora interpretamos todas as questões que ela nos traz, montando um quebra-cabeça único. Como ela é atleta de fisiculturismo, a ferramenta de trabalho é o corpo, que é exatamente o que focamos como ponto inicial do nosso trabalho”, declara Wellington. Ele ainda conta que é responsável pelo marketing de imagem da atleta e realiza diversos ensaios fotográficos para divulgá-la em diferentes tipos de mídia.
Porém, o responsável pela apresentação de Debora durante o desfile é o professor de dança de salão Ricardo Rocha, que há algumas semanas vem ensinando a atleta a ter samba no pé, ginga e sensualidade na avenida. “O meu trabalho com ela é de expressão corporal e sensualidade. O equilíbrio em cima do carro alegórico, a espontaneidade e a comunicação com o público são muito importantes”, comenta Ricardo, que dá aulas para Debora uma vez por semana e garante que todo o conjunto que integra o chamado samba no pé dará um excelente resultado.
Uma equipe de feras para cuidar da bela
Para chegar onde chegou, Debora sempre contou com a ajuda de vários profissionais. A nutricionista Julia Engel, por exemplo, a acompanha há seis meses e é peça-chave para o bom desempenho da atleta. “Na dieta que eu preparei para ela não pode haver corte de carboidratos, pois ela precisa de energia para treinar. Mas são carboidratos de baixo índice glicêmico, absorvidos mais lentamente pelo organismo, evitando o ganho de gordura: aveia, cereal integral, germe de trigo, fibras em geral”, explica Julia Engel, especializada em nutrição esportiva.
Segundo Julia, também é preciso que Debora consuma bastante proteína para manter a massa muscular. Shakes proteicos e suplementos fazem parte da dieta, que é rica em BCAA (aminoácido importante para o ganho de massa muscular). “Eu não posso zerar a gordura do cardápio da Debora. Ela consume apenas ‘gorduras boas’, que são azeite (duas vezes ao dia), abacate diariamente, nozes e castanhas em geral”, frisa Julia, lembrando que essas gorduras são importantes para acelerar o metabolismo e, também por este motivo, Debora deve se alimentar a cada duas ou três horas.
Outro fator importante é a hidratação, na qual o consumo de água por dia pode chegar a quatro litros, dependendo do tipo de treinamento. Para manter o bronzeado da atleta, o betacaroteno—presente na cenoura, beterraba e laranja—faz parte da alimentação. “A Debora é uma atleta, então não posso fazer para ela uma dieta de baixa caloria”, conta Julia, enfatizando que a única coisa proibida na dieta da fisiculturista é fritura, açúcar e bebida alcoólica.
A dica de Julia Engel para quem quer ter uma vida e dieta saudáveis é usar óleo de coco. Uma colher de sopa antes do almoço aumenta a sensação de saciedade e tem maior controle glicêmico. O óleo também estimula a termogênese, ou seja, na queima de gordura. Mas, cuidado! “O óleo de coco, sozinho, não faz milagre, e sem exercício físico nada tem resultado”, alerta a nutricionista.
O personal trainer de Debora, Omar Pimentel, diz que ela ficou em off por quase um ano e retomou os treinamentos no fim do ano passado com uma intensidade baixa, pois estava voltando de um período muito longo sem atividades. “De setembro a novembro Debora malhou com o objetivo de perder peso apenas, realizando atividades com pouca carga, muitas repetições e pouco intervalo de descanso, totalizando 12 quilos perdidos em dezembro”, revela Omar.
Em dezembro a fisiculturista já começou a aumentar a carga dos exercícios e em janeiro voltou com força total. “Já com uma massa muscular satisfatória, começamos com o estilo de treinamento chamado ‘intensidade total’, que faz com que você comece a primeira série com uma carga menor, fazendo um número de repetições até chegar ao seu submáximo e perceber que não há fadiga muscular nesse primeiro conceito. Na segunda e terceira séries aumenta-se a carga e faz menos repetições”, relata o treinador, que já alcançou resultados satisfatórios com relação à definição muscular.
Ao todo são 45 minutos de treinamento com peso e 45 minutos de corrida ou bike, tudo para garantir a boa forma nos dias de folia. Vale a pena lembrar que Debora é atleta e este tipo de treinamento ela realizará até a semana do carnaval. “Combinamos os exercícios com peso com um trabalho aeróbico, para melhorar também o condicionamento cardiovascular para o desfile”, destacou Omar.
Serviço:
Fotos: Altair Bueno
Maquiagem: Jefferson Lopes
Deixe o seu comentário