Mais de três décadas após o resgate da ligação histórica de Nova Friburgo com suas origens, no Canton de Fribourg, na Suíça, sobretudo a partir do trabalho do historiador suíço Martin Nicoulin ao escrever, na década de 1970, sua tese de mestrado sobre a pioneira imigração dos suíços (a partir de 1819) para o Brasil, publicada sob o título La Gênese du Nova Friburgo e vertida para o português, em 1995, o intercâmbio entre os dois países, a partir do processo de irmanação entre as duas cidades, agora se desdobra da área cultural para o setor de comércio e negócios.
O prefeito e engenheiro Heródoto Bento de Mello viajou no último dia 7 de setembro para a Suíça, onde está tratando de importantes temas, relacionados à integração entre os dois países. Além de participar da Fribourgissima 2010, o primeiro Congresso Econômico de Fribourgeoises (friburguenses suíços) espalhados pelo mundo, o prefeito foi manter contatos com autoridades suíças de diversas áreas, principalmente convidando-os para participar, desde já, dos planos e projetos que têm como objetivo as comemorações dos 200 anos de Nova Friburgo, em maio de 2018, e que o governo municipal pretende lançar oficialmente a partir de maio do ano que vem.
Com diretores da seção suíça da Associação Fribourg-Nova Friburgo, cujo presidente é o jornalista Raphael Fessler, Heródoto assina a extensão do acordo de cooperação, anteriormente prevendo ações na área cultural, e que nos últimos anos resultou, entre outras ações, na implantação da Casa Suíça / Memorial da Colonização, e a Queijaria-Escola, instalados na localidade de Conquista (RJ 130 - Tere-Fri). A partir de agora, o acordo prevê também parcerias comerciais.
Copa do Mundo e Olimpíadas
Nesta sua viagem à Suíça, o chefe do executivo friburguense também estabelece contatos com autoridades da área esportiva, principalmente da Federação Suíça de Futebol e do Comitê Olímpico, com vistas tanto à Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, com a intenção de inserir o município, no contexto daqueles dois eventos esportivos internacionais.
“Nova Friburgo já está credenciado, pelo Ministério do Turismo, como um dos municípios que é subsede do Mundial. O que pretendemos, aproveitando esse laço histórico com a Suíça, país dos pioneiros colonizadores, é que Nova Friburgo seja a ‘Casa dos Suíços e da Suíça’ no Brasil, como porta de entrada dos turistas daquele país”, explica o secretário Nauro Grhes (Turismo), que juntamente do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município, Luiz Guinle, e do diretor cultural da Casa Suíça, Maurício Pinheiro, também viaja para a Suíça, onde estarão a partir do próximo dia 27 de setembro.
Nova Friburgo é convidado de honra para a ‘Foire de Fribourg’, em 2011
Os três representantes friburguenses irão à Suíça, especialmente para visitar e colher subsídios sobre a Foire de Fribourg (Feira de Fribourg). Realizando neste ano em sua 30ª edição, o evento terá Nova Friburgo como convidado de honra, em 2011. O espaço de um estande de 150 metros quadrados estará disponível para o município expor seus produtos e serviços, levando ano que vem ao país europeu, uma delegação, incluindo representações de empresas locais para mostrar as potencialidades econômicas friburguenses.
O secretário Luiz Guinle destaca que “a feira de Fribourg é concebida para ser um local de encontro de expositores, visitantes e convidados e foi desenvolvida para a realização de negócios e para a ampliação de redes comerciais”, explica, ressaltando a importância da inserção de Nova Friburgo no evento. “A comissão friburguense estará em Fribourg para conhecer a feira deste ano e planejar nossa participação na edição de 2011. Para tanto, faremos contatos com autoridades, organizações e empresas, colhendo informações a serem divulgadas, sobretudo às entidades setoriais do município”, disse o secretário.
Encontro Suíço-Brasileiro
Em outubro do ano passado, Nova Friburgo recebeu uma delegação de mais de 330 suíços para o 6º Encontro Suíço Brasileiro, intitulado En route vers les 200 ans (Encontro Rumo aos 200 Anos), que comemorou o 30º aniversário da associação que mantém o intercâmbio entre Nova Friburgo é o canton homônimo, numa festa de emoção e reencontros, entre primos distantes, mas que mantêm os laços de amizade.
Deixe o seu comentário