José Duarte
Momentos marcantes de Jesus Cristo, como a prisão, condenação, martírio e morte foram relembrados domingo passado, 28, na 18ª edição da Via-Sacra Viva, realizada no parque de eventos da Via Expressa por mais de 200 atores amadores do bairro do Cônego e paróquias da cidade. Coordenada por Julio Silveira, a encenação teatral teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura e supervisão geral do padre Severino Correa da Silva, pároco da Paróquia Sant’Anna, no Cônego.
A Via-Sacra Viva conquistou o prêmio de melhor evento de 2008, oferecido pelo Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) e foi incluída no calendário da Secretaria Municipal de Turismo. A Via-Sacra resumiu-se ainda num show de interpretação e também num momento de evangelização, pois convidou os cristãos a serem testemunhas da salvação através do martírio de Jesus, respondendo ao chamado do Salvador.
A exemplo de 2009, Peterson Rondinelli representou Jesus Cristo e Erlange Borges, Maria Santíssima. Entre os padres presentes, Antonio Leão Ferreira (Paróquia São Francisco de Assis), Édio Joaquim Moreira do Nascimento e Gelcimar Petinati Celeste (Paróquia Nossa Senhora das Graças). “Está muito bem organizado, os atores foram excepcionais”, disse padre Gelcimar. “Muito bonito, a cada ano a equipe cria uma novidade que nos impressiona mais”, disse padre Leão. “Gostei da disposição das cenas e a sequência de movimentos deste ano”, afirmou padre Édio. Os deputados Glauber Braga e Rogério Cabral, o vereador Marcos Medeiros, diversos secretários municipais entre outras autoridades estiveram presentes.
Os organizadores agradecem o apoio de toda a imprensa da cidade, da Prefeitura de Nova Friburgo, da Padaria Superpão e J. C. Silveira. O padre Severino fez questão de destacar que o objetivo da encenação da Via Sacra é evangelizar. “Este espetáculo não pode ser visto somente como um teatro. Todas estas pessoas que aqui estão devem entender que estamos revivendo aqui o martírio de Cristo que, ao ser crucificado, nos salvou. Precisamos nos comprometer em segui-lo diariamente. Cristo está conosco sempre. Ele é a nossa única esperança e a certeza de salvação. Que nós todos possamos transmitir essa mensagem a todos as pessoas desta cidade”, finalizou o religioso.
Deixe o seu comentário