Verbas suíças são liberadas para dois projetos em Nova Friburgo

segunda-feira, 05 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O Cantão (Estado) de Fribourg, na Suíça, e a Associação Fribourg-Nova Friburgo (AFNF) cofinanciam, em partes iguais, dois projetos destinados à reconstrução de Nova Friburgo. O primeiro no montante de 80 mil francos suíços—destinado à reconstrução de uma creche no bairro Córrego Dantas; o segundo de 40 mil francos suíços—destinado à Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, para a construção de um novo galpão. Os montantes foram depositados em uma conta especial da Casa Suíça de Nova Friburgo (Instituto Fribourg-Nova Friburgo) e um responsável para cada projeto foi designado, para acompanhamento e fiscalização da boa utilização dos recursos alocados.

Constituída em Nova Friburgo em 11 de maio último, a comissão oficial de análise de pedidos de ajuda, em decorrência do desastre de 12 de janeiro, enviou no início de setembro dois projetos à Associação Fribourg-Nova Friburgo (AFNF), na Suíça. Depois de analisar os pedidos, o Cantão de Fribourg, em decisão tomada em 11 de outubro, e a AFNF, em decisão no dia 26 de outubro, confirmaram os seguintes compromissos:

l Reconstrução integral da uma creche no Córrego Dantas, comunidade muito atingida pelo desastre—com orçamento de 80 mil francos suíços, sendo a participação do Cantão de Fribourg de 40 mil francos suíços e a participação dos doadores junto à AFNF de 40 mil francos suíços.

l Reconstrução parcial da Casa dos Pobres São Vicente de Paulo—com orçamento de 40 mil francos suíços, sendo a participação do Cantão de Fribourg de 20 mil francos suíços e de doadores junto à AFNF de 20 mil francos suíços.

Os montantes foram depositados em conta especial da Casa Suíça Nova Friburgo (Instituto Fribourg-Nova Friburgo), instituição controlada pela AFNF e pelo Consulado da Suíça no Rio de Janeiro. A pedido do AFNF na Suíça, a comissão em Nova Friburgo nomeou um responsável para cada projeto com o objetivo de monitorar e controlar rigorosamente o uso dos valores alocados pelo Cantão de Fribourg e pela AFNF.

O Cantão de Fribourg, que atribuiu no dia 18 de janeiro do corrente ano um pacote de ajuda de 100 mil francos suíços, também reservou um montante de 40 mil francos suíços para a Afape, que cuida de portadores de necessidades especiais, com sede na Via Expressa, e que foi construída em 1996 pela AFNF. Vale ressaltar que as duas outras instituições mencionadas acima, que terão seus projetos subvencionados, não foram construídas pela AFNF.

A AFNF está à espera de outros projetos que poderão ser parcialmente ou totalmente financiados pelo fundo dos doadores privados, resultante da sua campanha de angariação de fundos. A lista de doadores institucionais pode ser encontrada na página inicial do site: www.novafribourg.ch. Mais informações e contatos com Marcel Schuwey, presidente do CA—Instituto Fribourg-Nova Friburgo, pelos telefones (21) 2649-4461 e 7926-9041, ou pelo email schuweyma@hotmail.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade