Quem disse que a gripe é uma doença que só atinge as pessoas nos meses mais frios do ano? O contágio de gripes e resfriados pode acontecer em qualquer estação do ano, inclusive, no verão. Por conta disso, especialistas alertam para a adoção de hábitos que fortaleçam o sistema imunológico. Os principais são: ter uma alimentação saudável, fazer atividades físicas regularmente, descansar o corpo com uma noite de sono adequada e evitar estresses emocionais. Outro cuidado importante é manter as mãos higienizadas, seja lavando ou utilizando álcool gel.
Vários fatores externos podem influenciar a disseminação do vírus da gripe durante o verão, conforme a lista ao lado. Nesse caso, médicos recomendam repouso, ingestão de muito líquido e uso de medicamentos que amenizam os principais sintomas da doença. Se após três dias o quadro não melhorar, o ideal é procurar ajuda de um especialista. Isso porque há casos em que a gripe pode evoluir para infecções bacterianas, que só são combatidas com o uso de antibióticos.
Fatores agravantes:
- O aparelho de ar-condicionado extrai a umidade do ar e pode secar a camada protetora de muco no nariz, predispondo à infecção;
- Bruscas mudanças de temperatura interferem em alguns mecanismos de defesa das vias aéreas, favorecendo o aparecimento dessas doenças;
- Lugares fechados ou com grande circulação de pessoas facilitam a disseminação do vírus;
- Exposição solar: o corpo fica mais vulnerável devido à redução da hidratação necessária ao seu equilíbrio, o que acaba alterando o sistema imunológico.
Deixe o seu comentário