O verão está aí e junto com a estação mais quente do ano aumenta a frequência nas piscinas e praias. Por conta disso, os primeiros meses do ano exigem cuidados redobrados de prevenção ao câncer de pele, doença provocada pelos efeitos cumulativos da exposição excessiva ao sol. Os descendentes de europeus e as crianças e adolescentes precisam estar ainda mais atentos aos cuidados de proteção da pele neste período.
O câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele. A doença costuma afetar as regiões do corpo mais comumente expostas ao sol. Atinge principalmente indivíduos de pele, olhos e cabelos claros, ruivos, com sardas e idosos, devido ao efeito cumulativo da radiação ultravioleta no decorrer de toda a vida.
Segundo os dermatologistas, a prevenção é a melhor maneira para evitar o câncer de pele. O cuidado principal é proteger a pele com filtro solar até mesmo nos dias nublados, em todas as atividades ao ar livre, como andar de bicicleta, caminhar, cuidar do jardim e ao sair para trabalhar.
Na praia ou piscina, deve-se evitar o sol entre 10h e 16h. Isso porque ele tem alta concentração de raios prejudiciais que são ainda mais nocivos nas cidades com altas altitudes como Nova Friburgo. Também é fundamental aplicar filtro solar, fator 15 ou mais, 30 minutos antes da exposição ao sol. O produto deve ser reaplicado a cada duas horas, principalmente após mergulhar ou transpirar muito.
Vale destacar que se o diagnóstico for feito precocemente, o câncer de pele é perfeitamente curável. Daí a importância de visitar regularmente o dermatologista e adotar os cuidados de prevenção recomendados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Deixe o seu comentário