Com a chegada do verão, aumenta a incidência de dengue devido ao calor, principal responsável pela proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. A estação, caracterizada pela grande incidência de chuvas aliada às altas temperaturas, é a que registra o maior número de casos de dengue. Por isso é fundamental que as pessoas se conscientizem que a principal medida para combater a doença é eliminar os criadouros do Aedes aegypti.
Conforme já foi comprovado por uma série de pesquisas, o principal foco de proliferação do mosquito da dengue está dentro de casa. Caixas d’água, piscinas e vasos de plantas são alguns dos principais locais onde o mosquito costuma se reproduzir. Por isso, é importante que as piscinas sejam tratadas com cloro e limpas uma vez por semana e cobertas se não estiverem sendo usadas. Também é importante não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje de casa, assim como limpar as calhas e tambores que armazenam água e manter tonéis e barris d’água bem fechados. As caixas d’água devem ter uma tela no ladrão.
BROMÉLIAS - Uma planta que exige cuidados redobrados é a bromélia. É indispensável tratá-la com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando duas vezes por semana. Também é importante tirar sempre a água acumulada nas folhas. Quanto às demais espécies, a principal recomendação é encher de areia até a borda os pratinhos ou lavá-los semanalmente com escova, água e sabão.
Outro cuidado que deve ser observado é lavar as vasilhas de água dos animais domésticos com bucha e sabão em água corrente pelo menos uma vez por semana. A água da bandeja externa da geladeira também deve ser retirada com frequência e lavada com água e sabão.
Vale destacar que o ovo do mosquito resiste mais de um ano fora d’água, o que requer atenção permanente dentro de casa. Por isso, é indispensável o envolvimento e a participação de todos os cidadãos com os cuidados necessários em suas casas e nos ambientes públicos, como escolas e postos de saúde.
Deixe o seu comentário