“Venham para a UPA”, pede o prefeito Rogério Cabral

Após greve dos funcionários, unidade médica é terceirizada e atendimento à população melhora
quarta-feira, 04 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra
“Venham para a UPA”, pede o prefeito Rogério Cabral
“Venham para a UPA”, pede o prefeito Rogério Cabral

A terceirização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no distrito de Conselheiro Paulino é um sucesso, pelo menos para a Prefeitura. Ontem, 3, o prefeito Rogério Cabral e o secretário municipal de Saúde, Luis Fernando Azevedo, reuniram a imprensa em frente à unidade médica para falar sobre a melhora no atendimento oferecido à população. Uma pesquisa feita em janeiro deste ano pelo Instituto Unir de Saúde, organização que administra a UPA, apontou que 94% dos pacientes consideram o atendimento no local bom ou excelente. Por meio de uma licitação, no início do ano passado o governo municipal contratou a Unir após a greve realizada por funcionários da unidade.

"Quando a Unir assumiu os trabalhos na UPA, no início do ano passado, nós tínhamos muitos problemas. As pessoas deixaram de vir para a UPA no momento de uma emergência, de um exame ou uma consulta médica, e com isso, começaram a sobrecarregar a emergência do Hospital Raul Sertã. Nosso objetivo é dizer às pessoas que venham para a UPA. Antes de irem ao hospital, passem pela UPA, porque aqui será oferecido um atendimento mais rápido, exames e o paciente poderá ser encaminhado para o hospital em casos mais graves”, disse o prefeito, acrescentando que a emergência do Raul Sertã costumava ficar lotada por pacientes que hesitavam em buscar atendimento nas unidades básicas de saúde. 

Segundo o prefeito, a terceirização da UPA acelerou os processos e os atendimentos porque a empresa realiza uma gestão plena. "Na Prefeitura, sempre que um aparelho quebra ou se tem que fazer uma obra, tenho que abrir uma licitação, e torcer para que o processo corra bem, porque, às vezes, leva de três, seis meses a um ano para que uma obra seja liberada. Aqui na UPA, se quebrar um aparelho hoje, a empresa pode comprar outro e colocar em funcionamento imediatamente”, explicou. 

Na UPA, o processo está todo informatizado. Os pacientes passam por uma triagem e são encaminhados para atendimentos específicos dependendo da gravidade do caso. Segundo o secretário de Saúde, o mesmo sistema de triagem será implantado no Hospital Raul Sertã. Luis Fernando ainda disse que a população pode tirar qualquer dúvida na ouvidoria do órgão, no Raul Sertã ou na própria Secretaria de Saúde. 

O prefeito adiantou que, em breve, os nomes dos profissionais de plantão serão anexados nas unidades médicas. "Estará no Diário Oficial da Prefeitura, no site e nas portarias das unidades. Com isso, a população vai nos ajudar a fiscalizar se os profissionais estão cumprindo a carga horária deles. Dar mais transparência é uma forma de acompanhar o trabalho que está sendo feito”, disse. 

UTI Infantil 

Alguns equipamentos doados pela fundação Lily Safra Hope para a UTI infantil do Hospital Raul Sertã já começaram a ser usados pelos pediatras. Segundo o secretário, após as obras a unidade de tratamento intensivo vai oferecer dez leitos para crianças, mas o hospital ainda precisa de profissionais especializados no atendimento. "Não faltam pediatras, mas falta a especialização para atenderem num centro de UTI. Nós, provavelmente, ofereceremos o curso para esses cargos”, disse Luis Fernando.

Medicamentos

Segundo o secretário, não falta medicação nas farmácias do Raul Sertã e da UPA. Nos postos de saúde, a maior parte dos remédios está disponível. O problema, entretanto, está no oferecimento de remédios mais caros, que eram de responsabilidade do Estado. "Hoje, a responsabilidade é nossa. Em março, faremos uma licitação e esse problema será resolvido”, promete o secretário.

Maternidade

Na semana passada, dois recémnascidos morreram no Hospital Maternidade. Segundo Luis Fernando, uma das crianças nasceu saudável, mas 23 dias depois voltou para a maternidade com uma infecção grave e foi transferida para UTI neonatal fora da cidade. A outra criança nasceu com hipóxia, um problema respiratório, e foi transferida para outra unidade para ter melhor atendimento. "Nasceram 120 bebês saudáveis na maternidade. Se houver irregularidades, elas serão apuradas e os responsáveis, punidos”, disse o secretário.  

Clínica da Família em Olaria

Luis Fernando contou que está marcada para o próximo dia 30 a licitação para construção da Clínica da Família em Olaria e de outra UPA, esta no Raul Sertã. "A UPA será construída no pátio do hospital e fará os atendimentos de emergência. A proposta é que o hospital feche a porta da emergência e aumente o número de leitos. A Clínica da Família vai cobrir 100% Olaria. A unidade vai ter cinco médicos de família e vai funcionar 12 horas como uma mini-urgência”, explicou.

Estadualização do Raul Sertã

O prefeito Rogério Cabral disse que continua buscando a estadualização do hospital municipal. "Eu já me reuni com outros prefeitos da região, o governador e o secretário estadual de Saúde com o objetivo de somar forças. O hospital é bancado pela Prefeitura, mas ele é regional. O município já vinha com dificuldades financeiras, com a queda da receita esse ano, nós estamos com um déficit de R$ 30 milhões para fechar as contas só na área de saúde. Então, nós precisamos da ajuda do governo do estado”, contou.

Hospital do Câncer

Na segunda-feira, 2, o prefeito esteve no Rio de Janeiro e soube que governador Pezão já assinou o memorando que autoriza o início das obras. "Nos próximos dias uma equipe do governo estadual virá a Friburgo para apresentar o local. Os recursos estão na conta. Está tudo garantido”, encerrou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | UPA | Rogerio Cabral | prefeito | Luis Fernando Azevedo
Publicidade