(SECOM) - Os comerciantes e donos de hotéis de Nova Friburgo estão rindo à toa. Os 15 dias de folia, dez a mais que no ano passado, proporcionaram melhor faturamento a quem apostou na festa. Este ano as acomodações da rede hoteleira tiveram 97% da capacidade ocupada, número bastante superior em relação aos anos anteriores. Tal fato aumentou os lucros do comércio local e, no caso das barracas, em até 100%, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo.
Wânia Mendonça Domingues há dez anos aposta no carnaval friburguense e garante que este ano bateu todos os recordes. Sua barraca, posicionada em frente à Praça Dermeval Barbosa Moreira, dobrou o faturamento em relação ao ano passado. As dívidas acumuladas em 2008 viraram confete e a família poderá ficar tranquila pelos próximos três meses, com dinheiro no bolso. “Ganhei dois novos ídolos: Sergio Madureira e Heródoto Bento de Mello. Tudo o que conquistei nesse carnaval devo a eles. O movimento duplicou e a festa, que teve dez dias a mais que em 2008, me rendeu um lucro que vai sustentar minha gente pelos próximos três meses”, comemorou Wânia.
Já a Kombi de Maria Ângela da Silva finalmente ganhará a pintura tão esperada. Há dois anos ela tenta conseguir o dinheiro para realizar o serviço e somente nesse carnaval levantou a verba esperada. Mãe de três filhos e avó de dois netos, ela apostou na nova organização do evento e teve sucesso. “Foi tudo uma maravilha. Sem violência, organizado, um movimento que eu nunca, em 20 anos que monto barraca, pude testemunhar. Minha Kombi de cachorro-quente agora vai ficar bombada”, brincou Maria Ângela.
O vendedor ambulante Roberto de Oliveira Boy teve que interromper o trabalho mais cedo. A mulher, Greice de Oliveira Boy, grávida de oito meses, deu à luz no nono dia de carnaval. Mas, mesmo assim, Roberto afirma que a festa lhe rendeu 50% a mais do que no ano passado. “Meu moleque decidiu vir antecipado, aí precisei sair do carnaval mais cedo. Mas não estou reclamando. Mesmo saindo antes, lucrei mais do que no ano passado. Foi uma beleza”, garantiu.
Hotéis registraram grande movimento
Com lotação de 97% da rede hoteleira, os empresários do ramo também estão satisfeitos. Os dez dias a mais de festa encheram os cofres e empolgaram os clientes, que prometeram retornar a Nova Friburgo em breve, animados com os shows gratuitos na praça e a recepção calorosa dos friburguenses. “O atendimento no hotel foi fantástico, nos receberam muito bem. Arrisco a dizer que nem em Nova Iorque, onde eu e minha esposa passamos o fim de ano, fomos tão carinhosamente tratados. Estou extremamente entusiasmado com a alegria desse povo e a hospitalidade ímpar. Vou voltar logo”, prometeu Sérgio Montesanto, agroempresário paulista.
A gerente do Hotel Dominguez, no Suspiro, elogiou a organização do carnaval e comemorou a lotação máxima das hospedagens durante o período de festa. “Estou muito satisfeita com o desempenho do hotel e de Nova Friburgo. A cidade agora só tende a crescer com profissionalismo e a boa organização”, disse Marisa Dominguez.
O secretário de Turismo, Sergio Madureira, que ajudou até a carregar mesas e cadeiras no último baile carnavalesco, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, se entusiasma ao falar do esforço para organizar de maneira profissional o carnaval friburguense. “Passei noites e noites sem dormir, pensando em como fazer as coisas e realizar o melhor evento possível. Acredito que tivemos êxito nessa tarefa e trabalhamos sem parar para que isso se tornasse uma realidade. Agora podem esperar que vem novidade por aí. O meu amigo Zeca Pagodinho pode pintar na área”, provocou Madureira, em discurso no Baile da Ressaca, no sábado, 28, muito aplaudido pelo grande público que gritou o nome do pagodeiro mais famoso do Brasil.
Deixe o seu comentário