Vencedores do Amigos da Água recebem prêmios nesta sexta

Projeto incentiva a responsabilidade ambiental entre alunos e professores da rede municipal
quinta-feira, 31 de março de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Vencedores da última edição do concurso (Foto: Divulgação)
Vencedores da última edição do concurso (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira, 1º, a partir das 9h30, a concessionária Águas de Nova Friburgo, em parceria com a prefeitura, encerra o concurso cultural Amigos da Água com a entrega dos prêmios aos vencedores, no auditório da Secretaria municipal de Educação, a partir das 9h30. Nesta sétima edição do projeto, os alunos vencedores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental serão premiados com tablets, as escolas vencedoras com impressoras e o professor que criou o melhor plano de aula vai ganhar um tablet. Cada escola vencedora receberá ainda dez mudas de espécies nativas da região, semeadas no viveiro-escola da concessionária. As mudas produzidas em estufa são usadas para reflorestamentos próximos aos mananciais e criação de corredores verdes urbanos. Além disso, a irrigação é feita com o reúso do esgoto já tratado na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Conselheiro Paulino, local onde o viveiro-escola foi implantado.

O concurso deste ano contou com a oficina de capacitação para os professores promovida pelo escritor Alvaro Ottoni. Na ocasião, Ottoni apresentou o tema do concurso cultural de 2016: “O Impacto dos Resíduos Sólidos na Água” e como abordar com criatividade o assunto em sala de aula. O Amigos da Água é um projeto de responsabilidade ambiental da concessionária Águas de Nova Friburgo, “que se orgulha do trabalho de conscientização ambiental junto aos estudantes, futuros gestores deste bem maior da humanidade: a água”. Em 2016 foram escolhidos os melhores desenhos dos 1º e 2º anos, as melhores colagens dos 2º e 3º anos e os melhores textos (de até cinco linhas) do 5º ano.  
 
Sobre o projeto

 O concurso foi criado em março de 2010 e envolve mais de dez mil alunos da rede municipal de ensino, sempre direcionado às turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Este ano foi padronizado em todas as concessões do Grupo Águas do Brasil e, no ano passado, ficou em 3º lugar na categoria institucional do 1º Prêmio Sustentabilidade, organizado pelo Sindcon  (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas dos Serviços Públicos de Água e Esgoto).

 Segundo sua diretoria, a concessionária faz a sua parte em relação ao meio ambiente, desde que assumiu a administração dos serviços de coleta e tratamento de água e esgoto em Nova Friburgo, em 2009. Em sete anos investiu mais de R$ 150 milhões na manutenção e melhoria das 15 Estações de Tratamento de Água (ETA’s); na construção de quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s); em projetos de qualidade de vida para os funcionários e projetos diversos em defesa do meio ambiente, como, por exemplo, o Amigos da Água.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente | Águas de Nova Friburgo
Publicidade